Serviço

Ministério da Saúde: postos de saúde podem atender 90% dos casos do coronavírus

No mundo todo a orientação é de não buscar hospitais em casos de sintomas iniciais da doença

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Postos de saúde em cidades com casos confirmados vão receber verba extra - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou um estudo que mostra como os 42 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil estão aptos a tratar pacientes que demonstrarem sintomas do novo coronavírus em 90% dos casos. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais da doença, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza.

O Ministério da Saúde adicionou uma página em seu site com orientações de e informações importantes sobre o novo coronavírus.

Na coletiva de imprensa que divulgou o estudo, foi comunicado também que cidades com casos confirmados do novo coronavírus receberão um apoio financeiro destinado aos postos de saúde. Foi anunciado que o Ministério da Saúde disponibilizou cerca de R$ 900 milhões que serão repassados aos municípios de acordo com a expansão da epidemia.

O Ministério da Saúde orienta que o cidadão que apresentar sintomas iniciais do novo coronavírus fique em casa, tendo cuidados básico como boa alimentação, hidratação e repouso. Mas caso sinta necessidade de buscar uma orientação médica é indicado que busque os postos de saúde. Os hospitais devem ser a opção apenas em casos de quadro respiratórios grave.

Essa orientação é importante para conter a propagação do coronavírus. Os hospitais são locais comuns de contágio de doenças respiratórios no geral.

 

Edição: Lucas Pará