Pernambuco

SAÚDE

Com 2 casos confirmados em PE, Secretaria de Saúde reforça cuidado contra coronavírus

Dois pacientes confirmados moram em Recife e estiveram na Itália nas últimas semanas

Brasil de Fato | Recife |
O Secretário de Saúde André Longo ressaltou que não há motivo para pânico - Agência Brasil

Foram confirmados nesta quinta (12) os dois primeiros casos de COVID-19, o novo coronavírus em Pernambuco. Um casal que reside em Boa Viagem, no Recife, que fez viagem recente à Europa apresentaram os principais sintomas do contágio com o vírus, que são febre, tosse e dor de cabeça. Os dois já estão internados e sendo monitorados. Até agora, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, são 39 casos notificados, 14 em investigação e um possível caso de pessoa que teve contato com as duas pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado. 

Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, os membros da secretaria ressaltaram não existir tratamento específico, mas dos sintomas, que podem se complicar em pacientes acima dos 60 anos. Apesar do coronavírus não apresentar gravidade ou mortalidade em crianças e adolescentes de até 14 anos, é importante se preocupar pois estas podem se tornar agentes de propagação do vírus.

O Secretário de Saúde André Longo ressaltou que não há motivo para pânico “Nós estaremos soltando notícias diárias sobre o caso em Pernambuco. Não há motivo para pânico e nem para medidas intempestivas, que trazem uma repercussão negativa para as pessoas e para o sistema de saúde. É muito importante que as pessoas mantenham o foco naquilo que é possível fazer, que é a prevenção, que é a melhor forma de se proteger”. 

Algumas medidas básicas de higiene devem ser tomadas para prevenir o coronavírus, como lavar as mãos com água e sabão com frequência; quando não for possível lavar as mão, fazer uso de álcool gel; cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis ao espirrar e tossir; evitar tocar nos olhos, nariz e boca se as mãos não estiverem limpas; evitar aglomerações de pessoas em locais fechado; não compartilhar objetos de uso pessoal como copos e garrafas, higienizar aparelhos como computadores, controles remotos e celulares e manter os ambientes bem ventilados, com janelas abertas. O Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo de celular Coronavírus - SUS, onde é possível encontrar unidades básicas de saúde, conferir os sintomas e ter notícias atualizadas sobre o vírus. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. 

 

Edição: Monyse Ravena