Crise

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 13 de março de 2020

Participação de integrante da Rede de Médicas e Médicos Populares para falar sobre o coronavírus é destaque do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A especialista em medicina da família e comunitária, e integrante da Rede de Médicas e Médicos Populares, Nathalia Neiva dos Santos, participa do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, para explicar o coronavírus, falar sobre cuidados em relação à doença, além de analisar os aspectos políticos da pandemia.

Continua após publicidade

"Temos vigilância epidemiológica sendo operada nesse momento pra identificar e notificar casos, temos um Ministério da Saúde trazendo orientações; e na ponta do serviço, ou seja, como ele chega nas pessoas, deveríamos ter capacidade de atenção, porque o instrumento foi construído para dar conta de situações como esta, mas o que temos vivenciado nos últimos anos, por exemplo, com a Emenda Constitucional 95, do Teto dos Gastos ou o fim do Mais Médicos, são dificuldades que essas medidas impõem", explica Nathalia. 

"Temos um instrumento como o SUS, que vai dar conta melhor do que lugares onde não existe um sistema universal de saúde, como nos Estados Unidos, mas com certas limitações, porque estamos passando por um processo de ataques a esse sistema de saúde", conclui a médica, que menciona a nota do Conselho Nacional de Saúde, em que defende o fim do Teto dos Gastos diante da pandemia do coronavírus.

O jornal traz ainda reportagens sobre os dois anos do assassinato da vereadora e militante Marielle Franco, e os impactos há um ano do massacre em Suzano (SP).

Confira todos os destaques no início do jornal.

-------------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.   

 

Edição: Mauro Ramos