Pandemia

Coronavírus: SP fecha espaços públicos e determina home office para servidores idosos

Também foi recomendado o fechamento de espaços privados de entretenimento por até 30 dias

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Escolas públicas e privadas devem ter as aulas suspensas parcialmente a partir desta segunda-feira (16) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diante do quadro de 136 casos confirmados para o novo coronavírus em São Paulo, o governo anuncia nesta segunda-feira (16) novas medidas de enfrentamento ao surto. Desde o dia 13 de março, o estado registra a transmissão comunitária da infecção – quando não é mais possível identificar a trajetória do vírus.

:: Coronavírus no Brasil: o que você precisa saber ::

Entre o número de casos, 131 residem na capital, um em Santana do Parnaíba, um em Ferraz de Vasconcelos, um em Carapicuíba, um em São Bernardo do Campo e um em São Caetano do Sul. O estado também registra 1.125 casos suspeitos e 551 descartados. Até o momento, não há óbitos que se enquadram no critério técnico da doença.

Confira as medidas que começam a valer a partir desta terça-feira (17):

    • Todos os funcionários públicos estaduais com mais de 60 anos, excetuando os que trabalham nas áreas de segurança pública e saúde, deverão trabalhar de casa.

    • Fechamento de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do estado de São Paulo por até 30 dias. 

    • Também foi recomendado para o setor privado de entretenimento (teatros, cinemas, casas de espetáculo, etc) que mantenham os estabelecimentos fechados por até 30 dias.

    • Todos os 153 Centros de Convivência do Idoso ficarão fechados por 60 dias. 

As ações de prevenção anunciadas se unem às que já estavam em vigor desde sexta-feira (13), como o adiamento de eventos de massa, interrupção de aulas e suspensão de férias de profissionais de saúde.

As aulas das redes municipal e estadual serão suspensas gradualmente a partir desta segunda-feira (16). A suspensão total ocorre a partir do dia 23, por período indeterminado. A recomendação vale também para escolas da rede privada.

A orientação do governo de São Paulo também vale para os cursos das universidades públicas e privadas. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciaram que vão suspender as atividades acadêmicas presenciais a partir desta terça-feira (17). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já está com as atividades presenciais paralisadas.

A única exceção são os cursos da área da saúde que já realizam atendimento ao público e podem ajudar a combater a epidemia. Eventos com mais de 500 pessoas também deverão ser cancelados.

Tanto o governo de São Paulo quanto o Ministério da Saúde passaram a recomendar não só a diminuição da circulação de idosos, mas o isolamento total para evitar o contágio ao coronavírus, considerado de alto risco para esse tipo de população.

Para saber mais sobre a pandemia acompanhe mais notícias na página especial do Brasil de Fato sobre o coronavírus.

Edição: Camila Maciel