PANDEMIA

ABC Paulista suspende transporte municipal para evitar transmissão do coronavírus

Interrupção do serviço será gradativa até dia 28, que será completamente paralisado a partir do dia 29

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A medida evitará a circulação de quase 500 mil passageiros que usam os ônibus diariamente.  - Foto: @pontodeônibus

Com o objetivo de conter o avanço do covid-19, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne os prefeitos que representam os sete municípios da região, decidiu nesta quarta-feira (18) pela suspensão da circulação de ônibus municipais. A interrupção do serviço será gradativa até dia 28 e, a partir do dia 29, será completamente suspensa.

Aproximadamente 200 linhas serão paralisadas por tempo indeterminado, conforme estimativa do Consórcio ABC. A medida evitará a circulação de quase 500 mil passageiros que usam os ônibus diariamente. 

Os prefeitos garantem ainda que cada município disponibilizará uma estrutura para atender as demandas dos profissionais de saúde e segurança.

A decisão dos prefeitos diz respeito somente aos veículos do sistema de transporte público municipal e não abrange a circulação de ônibus intermunicipais, assim como os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de responsabilidade do governo do Estado. 

Em nota, a entidade regional alega que informou a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) sobre a decisão e solicitou ações preventivas da pasta, visando à proteção da população. 

Até a manhã desta quarta-feira (18), a região que compreende Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, havia registrado 10 casos de coronavírus e dezenas de casos suspeitos. 

Edição: Leandro Melito