Pernambuco

COVID-19

"Banco é um lugar perigoso" para contágio do coronavírus, alerta bancária

Bancos adotaram medidas, mas sindicato quer fechamento; no Recife, agências foram fechadas por suspeita de contágio

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Aglomeração em agência bancária - Bancários

Demorou, mas os bancos finalmente adotaram diretrizes nacionais para tentar evitar - ou pelo menos reduzir - a disseminação do coronavírus entre clientes e trabalhadores bancários dentro das agências. Mudanças foram resultado da pressão dos sindicatos dos bancários nos estados e pelo Comando Nacional dos Bancários. Regras de funcionamento não são iguais para todos os bancos. As medidas estão sendo adotadas de acordo com cada banco.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, conta que esta semana houve um avanço na postura das empresas diante da pressão feita pelos sindicatos. "As informações colhidas pelo sindicato junto aos trabalhadores é que nesta terça-feira (24), todos os bancos adotaram horários diferenciados, com exceção do Banco do Brasil", informa Rodrigues.

Ela explica que as agências bancárias têm aberto das 9h às 10h apenas para atendimentos prioritários; e das 10h às 14h ao público geral, enquanto o Banco do Brasil manteve o horário até as 16h, mas o atendimento é apenas para o público prioritário. O autoatendimento nos caixas eletrônicos segue normal, assim como os serviços via internet.

Suzineide também apela aos clientes que evitem ao máximo ir às agências bancárias. "Estamos pedindo que as pessoas só se dirijam aos bancos se for algo extremamente necessário, que evitem essas aglomerações, porque as agências são um espaço de transmissão desse vírus", afirma. Ela conta que nesta terça-feira (24) a agência do Banco do Brasil no bairro do Espinheiro, Recife, foi fechada - ainda sem previsão de reabertura - porque um vigilante que trabalha no local está internado no IMIP com suspeita de coronavírus. No bairro de Casa Amarela a agência do Itaú/Unibanco está fechada desde a última quinta-feira (19), já que uma trabalhadora bancária está com suspeitas e aguardando o exame.

Na última quinta-feira (19) o Banco Central já havia feito recomendações nesse sentido, afrouxando as regras de funcionamento das agências e exigindo apenas que haja avisos afixados nas portas das agências informando o horário e as regras de funcionamento. Aos clientes, os bancos suspenderam por 60 dias a cobrança de dívidas e contratos de crédito. A medida se aplica aos contratos com pessoas físicas, micro e pequenas empresas.

Os sindicatos dos trabalhadores preferiam que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), sindicato patronal dos empresários de bancos, tivesse dado uma orientação que fosse igual para todas as empresas do setor, o que facilitaria saber as que estão respeitando e as que estão expondo trabalhadores e clientes. Mas reconhece que a mudança de postura dos bancos foi um avanço e uma vitória dos trabalhadores.

Nesta segunda-feira (23) houve mais uma reunião por vídeo entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. "Cada banco está fazendo seus movimentos, com escalas de funcionários por exemplo.  A maioria já não está com 100% dos funcionários - não temos dados detalhados de todos, mas sabemos que a Caixa, por exemplo, está com apenas 30% dos trabalhadores", afirma Suzineide. "Quem está no grupo de risco e trabalhadoras grávidas estão ficando em casa. Quem tinha férias e quis tirar, tirou. E medidas de controle de entrada de clientes nas agências também estão sendo adotadas", completa.

No Brasil todo as mudanças alteram a rotina de 200 mil bancários. Em Pernambuco, são cerca de 10 mil, dos quais a metade está no Recife. "Estamos acompanhando tudo. Os casos que não estão sendo cumpridos, nós imediatamente informamos ao banco e eles cumprem", garante a bancária. "Isso tudo é um avanço, mas queremos mesmo é fechar as agências. É para o bem das pessoas", completa.

Entre as reivindicações do sindicato está o fechamento temporário (pelas próximas semanas) das agências em hospitais e aeroportos; a suspensão de demissões e cobranças de metas. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco também protocolou, no último dia 19, um ofício junto ao Governo de Pernambuco solicitando o fechamento imediato dos bancos públicos e privados para evitar a contaminação dentro das agências.

Edição: Marcos Barbosa