Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 26 de março de 2020

Rejeição massiva aos posicionamentos do presidente da República em meio à crise pandêmica é destaque no programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trecho da medida provisória do presidente da República Jair Bolsonaro que restringia o alcance da Lei de Acesso à Informação. 

Em carta pública, sete ex-ministros da Saúde repudiam o pronunciamento feito por Bolsonaro e o acusam de minimizar e tratar de forma insensata uma pandemia com as proporções do novo coronavírus. Assinado por Humberto Costa, José Saraiva Felipe, José Agenor Álvares da Silva, José Gomes Temporão, Alexandre Padilha, Arthur Chioro e Marcelo Castro, ministros dos governos Lula e Dilma, o documento afirma que Bolsonaro, preocupado em atender interesses estritamente econômicos, propõe uma divisão entre o enfrentamento da crise na saúde e na economia.

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde conversa com o ministro da Saúde na gestão da presidenta Dilma Rousseff, Arthur Chioro

"Os países que têm conseguido os melhores resultados são aqueles que fizeram o isolamento social, garantiram o atendimento à saúde da população e tomaram medidas para manter a renda e ativar a economia. Não há, portanto, dicotomia entre manter a atividade econômica e salvar vidas", diz a carta.

Segundo os ex-ministros, que irão recorrer à OMS e à Comissão de Direitos Humanos da ONU, a postura de Bolsonaro desmobiliza a população que vem seguindo as orientações de autoridades de saúde, incluindo o Ministério da Saúde, e governantes, de modo a ferir o pacto federativo e a autonomia de seus entes.

O programa também recebe o economista da Auditoria Cidadã da Dívida, que, em referência às propostas do governo Bolsonaro em meio à crise, diz que não falta dinheiro ao país para atender trabalhadores parados pela quarentena do coronavírus.

Confira todos os destaques logo no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.   

Edição: Mauro Ramos