Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

PANDEMIA

Coronavírus: Um olhar atento às comunidades vulneráveis

Diante da pandemia causada pelo vírus, Conselho Estadual de Direitos Humanos recomenda a criação de um plano emergencial

02.abr.2020 às 16h17
Porto Alegre
Redação

O Morro da Cruz é uma das tantas comunidades carentes de Porro Alegre - Foto: Guilherme Santos/Sul21

Um alarme soou há 10 dias atrás, quando o primeiro caso de contaminação por coronavírus foi registrado em uma das maiores comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus. Comunidades como essa enfrentam péssimas condições de saneamento básico, abastecimento de água, coleta de lixo, transporte público e atenção básica à saúde em todo o Brasil. Em tempos de pandemia a situação se torna mais preocupante. Diante disso o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS) recomendou ao governador Eduardo Leite (PSDB) a criação de medidas de proteção e auxílio às comunidades em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a pesquisa da Central Única de Favelas e do Instituto Locomotiva, denominada “Impactos do Coronavírus nas Favelas”, publicada pelo Data Favela em 24 de março, realizada em 262 favelas de todos os estados da federação, 84% das pessoas afirmam que a sua renda familiar vai diminuir por conta do coronavírus. Também que 86% dos moradores das periferias teriam dificuldade para comprar comida caso tenham que ficar em casa e que 63% afirmam que a alimentação seria prejudicada ao fazer a quarentena sem apoio financeiro do governo.

Outro fator preocupante no atual cenário é a falta de água nas comunidades periféricas, como o caso do Morro Santana e Lomba do Pinheiro noticiado pelo Brasil de Fato RS na semana passada. Com 334 casos confirmados no Estado até esta quinta-feira (02), tendo em vista os cenários e a necessidade de ações para combater o coronavírus e preservar a vida de todos, o Conselho de Direitos Humanos faz a recomendação de um plano emergencial voltado às comunidades em situação de vulnerabilidade social vivendo em precariedade urbana no RS.

Entre os pontos, está a adoção de medidas sanitárias urgentes como a garantia de abastecimento de água potável e coleta de lixo, com a adequação do fornecimento destes serviços às comunidades que não tenham seu fornecimento adequado, suficiente, permanente e pronto; a criação de um programa emergencial para aquisição de alimentos produzidos por cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária; a criação de campanhas informativas às comunidades de periferia para o acesso aos planos emergenciais existentes, como a renda básica do Governo Federal, benefícios eventuais, distribuição de alimentos e itens de higiene pelo Estado e municípios; dentre outras ações emergenciais.

O texto completo da recomendação pode ser acessado aqui.

Outras recomendações do CEDH-RS são referentes a ações para combater a violência contra a mulher; e para as comunidades indígenas e Quilombolas.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

AMPLIAR O CONGRESSO?

Dos 12 deputados da Paraíba, só um votou contra projeto que amplia número de cadeiras na Câmara dos Deputados

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

Economia Solidária

Festa de Dia das Mães da Economia Solidária acontece neste sábado (10), em Curitiba

Fuga ou negociação?

Opositores deixam embaixada da Argentina em Caracas e chegam aos EUA

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.