Pernambuco

CORONAVÍRUS

Em famosa rua boêmia do Recife, ação solidária ajuda pessoas em situação de rua

Com o “Mamede Solidária”, grupo de moradoras da Boa Vista se reuniu para distribuir marmitas e kits de higiene

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Doações são feitas na Mamede Simões, no Parque 13 de Maio e até na Rua da Aurora - Mãos Solidárias

A Rua Mamede Simões, no bairro da Boa Vista, em Recife, já é conhecida pelos seus bares e como ponto boêmio na zona central da cidade. Mas, em tempos de coronavírus, a rua tem se tornado um ponto de solidariedade. Isso porque um grupo de moradoras da região decidiu dar um suporte à população em situação de rua que vive ali nos arredores e que com o fechamento dos estabelecimentos vinha enfrentando dificuldades para ter como se alimentar e sobreviver. 


“Era muito comum ver essas pessoas aqui na rua pedindo dinheiro ou algum alimento, tanto que os próprios donos dos estabelecimentos também faziam essa movimentação de dar uma ajuda. Assim que os bares diminuíram o movimento nós percebemos que chegou mais gente aqui pra região. Conversei com umas amigas que também são moradoras daqui e a gente decidiu ajudar” explica a publicitária e moradora da Mamede Simões Clarice Brasil, que ajuda a organizar e distribuir as doações. O projeto, que recebeu o nome Mamede Solidária, começou a arrecadar, através da conta no Instagram @mamedesolidaria, doações com a meta de distribuir 50 marmitas e kits básicos de higiene pessoal. 


Com a primeira entrega feita, o plano é aumentar o número de marmitas e kits e tentar distribuir com mais frequência “A gente preparou os 50 kits e ainda ficou faltando. Entregamos na Mamede, no Parque 13 de Maio e fomos até a Rua da Aurora. Quando terminamos tinha mais gente que precisa chegando lá”. Uma outra dificuldade tem sido encontrar materiais de proteção como máscaras e luvas, essenciais para a entrega das marmitas, mas que tem sido doada por outros grupos que fazem ações semelhantes.


 Como a equipe que vem cuidando da atividade é reduzida, justamente para evitar aglomerações, a distribuição começou a acontecer a cada 15 dias, mas a próxima já acontece no dia 14 de abril com o dobro da quantidade inicial de kits. O plano é ajudar cada vez mais, como projeta Clarice “queremos fazer com uma frequência maior, pelo menos uma vez por semana e continuar fazendo as doações mesmo depois dessa fase com o coronavírus”. Para quem quiser ajudar com qualquer valor, a arrecadação tem sido feita via transferência bancária, para as seguintes contas ou entrar em contato pelo (81)99878-0847.

BANCO DO BRASIL 
Ag 1814 7
CC 38856 4
Fernanda Caires da Silva

CAIXA ECONÔMICA
AG: 3220
CP: 14472-6
Operação: 013

 

Edição: Monyse Ravena