Crime

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 3 de abril de 2020

Denúncia contra Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional está entre os destaques do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional, pela ABJD Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, nesta quinta-feira (2).

Os advogados defendem que Bolsonaro coloca em risco a vida da população brasileira diante da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Foi solicitado ao tribunal que instaure um procedimento jurídico para investigar a conduta do presidente.

“Por ação ou omissão, Bolsonaro coloca a vida da população em risco, cometendo crimes e merecendo a atuação do Tribunal Penal Internacional para a proteção da vida de milhares de pessoas”, dizem os juristas no documento protocolado pelos advogados Ricardo Franco Pinto e Charles Kurmay.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (3) revela que Jair Bolsonaro tem perdido apoio da população em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. Com as declarações controversas e a falta de ações, a reprovação ao presidente chegou a 39%. A reprovação cresceu de 6% em comparação à pesquisa realizada em 18 de março. Já, a aprovação oscilou negativamente, de 35% para 33%. 

Desde a última pesquisa, o presidente fez um pronunciamento nacional criticando o isolamento social, minimizou a pandemia e atacou as medidas adotadas pelos governos estaduais e prefeituras. Para 51% dos entrevistados, Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no combate ao vírus.

Segundo o Datafolha, Jair Bolsonaro é pior avaliado entre as mulheres (43% de reprovação), pessoas com curso superior (50%) e mais ricos (46%) , com renda familiar acima de 10 salários mínimos mensais.

A pesquisa mostra que a popularidade do Ministério da Saúde e dos governadores estaduais é maior que a do presidente da República. A pasta conduzida por Luiz Henrique Mandetta, por exemplo, tinha aprovação de 55%, que agora saltou para 76%.

Confira todos os destaques no início do jornal.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.   

Edição: Mauro Ramos