Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

PANDEMIA

No Dia Mundial da Saúde, CNS debate sobre coronavírus e perspectivas para o SUS

Em 2020 o dia 7 de Abril ganha ainda mais relevância por conta dos impactos do Novo Coronavírus

06.abr.2020 às 18h36
Porto Alegre
Redação

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reforça a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza uma série de atividades online - Divulgação

Comemorado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre diferentes fatores que afetam a saúde de todas e todos. Em 2020, a data ganha uma importância ainda maior por conta da pandemia provocada pela covid-19. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reforça a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza uma série de atividades online. Dentre elas, a live “Coronavírus e perspectivas para o SUS”, nesta terça (7), às 11h.

Desde o dia 2 de abril, o CNS vêm mobilizando os conselhos estaduais e municipais para que sejam intensificadas as ações online contra o desmonte SUS. Nesta terça-feira, a live transmitida pelas redes sociais do Conselho (Facebook, Instagram e Youtube) vai reunir os conselheiros nacionais de Saúde, representantes da Mesa Diretora do CNS, Moysés Toniolo, Neilton Araújo, Priscilla Viégas e Vanja dos Santos para falar sobre o contexto atual da Saúde e o papel do SUS no enfrentamento ao Novo Coronavírus. Para participar, basta acessar um dos três canais no dia e horário marcado.

Às 16h vai ocorrer o Twittaço – Estamos com a Saúde, que prevê uma mobilização através da rede social twitter. Diversos agentes estão organizando um twittaço com as hashtags: #RevogaEC95 #EstamosComASaude #RevogaTetodosGastos #EmDefesaDoSUS. A ideia é que o assunto seja um dos mais comentados do dia no Trends Brasil com a participação de todos que usam a rede social.

Ainda no dia 7, às 20h30, um aplauso coletivo vai encerrar o Dia Mundial da Saúde. Serão homenageados médicos(as), enfermeiras(as), técnicos(as) de enfermagem, psicólogos(as), trabalhadores(as) de limpeza e da área administrativa da área da saúde que arriscam suas vidas para salvar outras. A iniciativa também chama a atenção para a luta pela revogação da EC 95 que congelou os investimentos em saúde até 2036.

Assine o abaixo assinado pela revogação da EC 95

Outras ações do CNS

Carta Aberta – o CNS publicou uma carta aberta voltada às autoridades brasileiras, em especial gestores e gestoras públicos, parlamentares e agentes responsáveis pela tomada de decisões emergenciais que afetam diretamente a vida de todos os usuários(as) e trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é zelar pela Seguridade Social no nosso país e pela vida das pessoas, propondo encaminhamentos e medidas que podem atenuar o cenário que estamos enfrentando no país. > Confira aqui o documento.

#MaisSUSmenosCoronavírus – o que você está fazendo para a sua segurança e da sociedade? Publique nas suas redes sociais um vídeo de um minuto iniciando com a frase #MaisSUSmenosCoronavírus e mostre a importância de defendermos o SUS nesse momento onde estão tirando cada vez mais recursos do nosso direito constitucional. Lembre-se que precisamos reivindicar a revogação urgente da EC 95/2016. Envie seu vídeo para o whatsapp do Conselho Nacional de Saúde (CNS): 06133152793 ou para [email protected].

Rede em defesa do SUS – Promova e participe das atividades online e ajude a fortalecer a rede em defesa do SUS e da Saúde pública como direito a toda a população. Encaminhe para o [email protected] fotos das atividades online, com nome da cidade, estado e data de realização. Utilize as hashtags: #EuEnfrentoCorona #EuDefendoSUS #RevogaEC95 #SUScombateCoronavírus em tudo que você postar.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CNS

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Abraço Guarapiranga

‘Ameaça é o que não falta’: Abraço Guarapiranga neste domingo (1º) denuncia avanço de projetos rodoviários nos mananciais de SP

NÃO PODE MENTIR

Justiça Eleitoral cassa mandato do vereador de São Paulo Rubinho Nunes por divulgar laudo falso contra Boulos

MEMÓRIA

Mais um bom combatente, que deixa muitas saudades

Ameaça ambiental

Atos contra PL da Devastação acontecem neste domingo (1º) em todo o Brasil

Agenda

Confira a programação cultural do DF neste fim de semana

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.