Rio Grande do Sul

PANDEMIA

No Dia Mundial da Saúde, CNS debate sobre coronavírus e perspectivas para o SUS

Em 2020 o dia 7 de Abril ganha ainda mais relevância por conta dos impactos do Novo Coronavírus

Porto Alegre | BdF RS |
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reforça a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza uma série de atividades online - Divulgação

Comemorado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre diferentes fatores que afetam a saúde de todas e todos. Em 2020, a data ganha uma importância ainda maior por conta da pandemia provocada pela covid-19. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reforça a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza uma série de atividades online. Dentre elas, a live “Coronavírus e perspectivas para o SUS”, nesta terça (7), às 11h.

Desde o dia 2 de abril, o CNS vêm mobilizando os conselhos estaduais e municipais para que sejam intensificadas as ações online contra o desmonte SUS. Nesta terça-feira, a live transmitida pelas redes sociais do Conselho (FacebookInstagram e Youtube) vai reunir os conselheiros nacionais de Saúde, representantes da Mesa Diretora do CNS, Moysés Toniolo, Neilton Araújo, Priscilla Viégas e Vanja dos Santos para falar sobre o contexto atual da Saúde e o papel do SUS no enfrentamento ao Novo Coronavírus. Para participar, basta acessar um dos três canais no dia e horário marcado.

Às 16h vai ocorrer o Twittaço – Estamos com a Saúde, que prevê uma mobilização através da rede social twitter. Diversos agentes estão organizando um twittaço com as hashtags: #RevogaEC95 #EstamosComASaude #RevogaTetodosGastos #EmDefesaDoSUS. A ideia é que o assunto seja um dos mais comentados do dia no Trends Brasil com a participação de todos que usam a rede social.

Ainda no dia 7, às 20h30, um aplauso coletivo vai encerrar o Dia Mundial da Saúde. Serão homenageados médicos(as), enfermeiras(as), técnicos(as) de enfermagem, psicólogos(as), trabalhadores(as) de limpeza e da área administrativa da área da saúde que arriscam suas vidas para salvar outras. A iniciativa também chama a atenção para a luta pela revogação da EC 95 que congelou os investimentos em saúde até 2036.

Assine o abaixo assinado pela revogação da EC 95

Outras ações do CNS

Carta Aberta – o CNS publicou uma carta aberta voltada às autoridades brasileiras, em especial gestores e gestoras públicos, parlamentares e agentes responsáveis pela tomada de decisões emergenciais que afetam diretamente a vida de todos os usuários(as) e trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é zelar pela Seguridade Social no nosso país e pela vida das pessoas, propondo encaminhamentos e medidas que podem atenuar o cenário que estamos enfrentando no país. > Confira aqui o documento.

#MaisSUSmenosCoronavírus – o que você está fazendo para a sua segurança e da sociedade? Publique nas suas redes sociais um vídeo de um minuto iniciando com a frase #MaisSUSmenosCoronavírus e mostre a importância de defendermos o SUS nesse momento onde estão tirando cada vez mais recursos do nosso direito constitucional. Lembre-se que precisamos reivindicar a revogação urgente da EC 95/2016. Envie seu vídeo para o whatsapp do Conselho Nacional de Saúde (CNS): 06133152793 ou para [email protected].

Rede em defesa do SUS – Promova e participe das atividades online e ajude a fortalecer a rede em defesa do SUS e da Saúde pública como direito a toda a população. Encaminhe para o [email protected] fotos das atividades online, com nome da cidade, estado e data de realização. Utilize as hashtags: #EuEnfrentoCorona #EuDefendoSUS #RevogaEC95 #SUScombateCoronavírus em tudo que você postar.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CNS

Edição: Katia Marko