Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

CONHECIMENTO

Universidades do RJ se unem para produzir tecnologia na pandemia da covid-19

Respiradores mecânicos, máscaras e álcool 70% estão entre os itens doados a hospitais e outras instituições

06.abr.2020 às 17h29
Rio de Janeiro (RJ)
Eduardo Miranda

Departamento de Artes e Design da PUC-Rio está utilizando a tecnologia de impressão 3D para a produção de viseiras - Drew Angerer / AFP

As universidades UFRJ, UFRRJ, UFF, Uerj e PUC-Rio estão colocando o conhecimento científico a serviço do combate à pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nos últimos dias, as instituições de educação anunciaram uma série de medidas para ajudar médicos e hospitais em todo o país.

Uma das maiores deficiências nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do país são os ventiladores mecânicos, que ajudam pacientes sedados ou em coma induzido a receberem uma mistura de ar rico em oxigênio com pressão suficiente para vencer a resistência do pulmão doente.

A estimativa é que o Brasil precisará de mais 20 mil ventiladores pulmonares nas próximas semanas, mas a produção atual no país é de 2 mil aparelhos por mês, mesmo com produção acelerada. Por isso, pesquisadores de Engenharia da UFRJ estão desenvolvendo um modelo para ser reproduzido em massa, de forma simples, barata, rápida e com recursos disponíveis no mercado nacional.

:: Hemorio inicia testes com plasma para casos graves de Covid-19 :: 

Chefe do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular (LEP) da Coppe/UFRJ, o professor Jurandir Nadal disse que o projeto está sendo financiado por empresas como a Petrobras, Whirlpool, Vale, Firjan, além do BNDES, Ministério da Saúde, Ministério de Ciência e Tecnologia e das agências de pesquisa CNPq e Faperj.

Máscaras de proteção de baixo custo

Outro equipamento de grande importância nos hospitais são as máscaras de proteção que profissionais de saúde devem usar para evitar novas infecções em hospitais. A Escola de Engenharia da UFF está desenvolvendo máscaras de proteção de baixo custo em impressoras 3D. A confecção do equipamento é com materiais como acetato e silicone.

Para o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, é importante que a universidade una forças e envolva toda a comunidade acadêmica, através de projetos e ações no combate ao coronavírus. “Temos tecnologia de ponta, pesquisa de alta qualidade, profissionais de excelência e colocamos todos os nossos recursos à disposição da sociedade”.


Outro equipamento de grande importância nos hospitais são as máscaras de proteção que profissionais de saúde / Arun SANKAR / AFP

A Uerj também participa da parceria para confecção das máscaras pelo Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ-Uerj). A universidade está atendendo à demanda de Nova Friburgo, mas pretende ampliar a oferta das máscaras, com a expectativa de produzir até 3 mil peças por dia.

Temos tecnologia de ponta, pesquisa de alta qualidade, profissionais de excelência e colocamos todos os nossos recursos à disposição da sociedade.

Já o Departamento de Artes e Design da PUC-Rio está utilizando a tecnologia de impressão 3D para a produção de máscaras, viseiras, capotes, válvulas entre outros equipamentos utilizados por médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Além da fabricação digital, a PUC vai desenvolver máscaras N95, que também estão em falta, e vai doar os equipamentos a hospitais da rede pública.

Álcool em gel

Na UFRRJ (Rural), um grupo de servidores e estudantes voluntários de vários institutos e cursos iniciou a produção de álcool 70% nos laboratórios do Instituto de Química (IQ). Desde o começo da iniciativa, já foram produzidos centenas de litros a partir de doações de diversos laboratórios e professores da UFRRJ. A Rural distribui o produto nas unidades da própria universidade, para alunos.

Com a alta do preço do álcool e a falta do produto em farmácias, a UFRRJ está atuando também com a distribuição em quantidade para uma semana para o Corpo de Bombeiros, em casas de repouso para idosos, em orfanatos municipais e nos Correios. Além de repor para o público já atendido, a universidade deve expandir a produção para postos de saúde e UPA de Seropédica e, se possível, para municípios vizinhos.


Pesquisadores iniciam a produção de álcool 70% nos laboratórios nas universidades / MAURO PIMENTEL / AFP

:: Artigo | Visão ultraliberal do governo fragilizou respostas para emergência sanitária ::

A UFRRJ pede doação de recursos para dar continuidade à produção e conseguir manter a distribuição de álcool 70%. Para o professor Lucas Venâncio Lima, vice-diretor do IPRJ-Uerj e coordenador logístico do projeto de fabricação de máscaras na Uerj, as universidades estão cumprindo seu papel e precisam contar com o apoio da sociedade.

“Estou confiante de que a rede de solidariedade que já se formou aumente ainda mais e nos ajude a atingir essa meta. Acho que é a grande lição que tiraremos desse momento de crise: a importância da união de esforços e da valorização da universidade pública”, ressaltou Venâncio Lima.

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: ciênciario de janeirotecnologia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilização

Prisão de Cristina Kirchner pode reacender unidade no peronismo, avalia jornalista argentina

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Governo Federal fracassa em 3ª tentativa de leiloar área próxima a Fernando de Noronha para exploração de petróleo

GUERRA ECONÔMICA

Guerra entre Irã e Israel pode ter impacto direto no mercado do petróleo global

DitaduraA Advocacia-

AGU assinará acordo para indenizar família de Vladimir Herzog

Risco ambiental

Geógrafo denuncia ‘estratégia sorrateira’ do leilão da ANP para exploração de petróleo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.