Rio Grande do Sul

PROPOSTAS E AÇÕES

Fórum de Segurança Alimentar e Movimentos propõem medidas contra a fome em Pelotas

Grupo apresentou propostas e formalizou doação de meia tonelada de alimentos do MST à prefeitura do município

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas, durante entrega das propostas e doações - Foto: Prefeitura de Pelotas

Representantes do Fórum de Segurança Alimentar e de Movimentos Sociais apresentaram à prefeitura de Pelotas uma proposta de combate à fome para o município da região sul do Rio Grande do Sul. O grupo sugere a continuidade e ampliação da aquisição de alimentos via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos moldes das orientações de emergência, para o abastecimento das famílias em situação de vulnerabilidade, a partir do disposto na lei federal n. 13.987/220 (orientação excepcional de distribuição da merenda escolar às famílias dos estudantes).

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (13), quando também foi repassado meia tonelada de alimentos, uma doação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o auxílio no atendimento das demandas da Rede de Assistência Básica do Município. A partir desta terça-feira (14), Fórum e Movimentos começam a entrega de 1.000 litros de leite, que foram arrecadados na campanha de doação, para famílias em vulnerabilidade em cinco diferentes áreas do município.

Além da campanha de combate à fome diante da pandemia do coronavírus, o Fórum destaca a importância da luta por Políticas Públicas que garantam o direito e o acesso ao alimento, assegurando a segurança Alimentar e nutricional da população.

Edição: Marcelo Ferreira