Balanço

Brasil ultrapassa 200 mortes por coronavírus em um dia pela primeira vez, diz governo

Segundo dados oficiais, agora são 1.532 vítimas da covid-19 no país; os casos confirmados foram a 25.262

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Índice de letalidade no país é de 6,1% - Mário Oliveira/SEMCOM

O Brasil registrou 204 novas mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14). Com isso, agora são 1.532 vítimas da covid-19 no país.

Os casos confirmados foram a 25.262, com registro de 1.832 apenas no último dia — aumento de 8%. O índice de mortalidade é de 6,1%.

O Tocantins segue como o único estado brasileiro sem contabilizar mortes pela doença. São Paulo ainda é o líder em números absolutos, com 9.371 casos confirmados e 695 mortes, conforme os dados divulgados pelo governo.

Ao comentar o balanço, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que, para que os números comecem a cair, é preciso diminuir o grau de isolamento em cidades com estrutura de saúde comprovada. No entanto, segundo ele, a situação só ficará "tranquila" quando uma vacina for aprovada pela ciência.

"É dessa dosagem entre imunidade coletiva, imunidade individual e capacidade de atendimento que nós vamos poder saber o nosso avanço. Só teremos uma situação tranquila na hora que a ciência falar: temos uma vacina", afirmou.

Reaparição

Mandetta voltou à coletiva de imprensa diária dos ministérios após se ausentar na segunda-feira (13), em meio a mais rumores de demissão. No domingo (12), uma entrevista dele veiculada pela TV Globo, em que ele cita divergências nas falas do governo, foi vista como provocação ao presidente Jair Bolsonaro. 

Perguntado sobre a situação, Mandetta desconversou. "Não, não vejo nesse sentido, não. É uma questão muito mais relacionada a comunicação, como a gente vai comunicar. Nada além disso. É trabalho, mesmo, que a gente está focado".

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

::Ação humana contra o meio ambiente causou a pandemia do coronavírus, diz pesquisador::

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Vivian Fernandes