Bahia

Projeto voluntário confecciona escudos faciais para profissionais de saúde

Usando impressoras 3D, ação solidária produz equipamentos de proteção que aumentam vida útil das máscaras

|

Ouça o áudio:

O cuidado para que profissionais de saúde não se infectem com coronavírus é primordial para encarar a pandemia - Tchelo Figueredo

Na atual pandemia do coronavírus, evitar a contaminação de trabalhadores de saúde é essencial, pois o contágio desses profissionais sobrecarrega duplamente o sistema retirando uma pessoa fundamental no combate à pandemia ao mesmo tempo em que aumenta a fila de atendimento.

Pensando nisso, uma rede de pesquisadores e engenheiros da Bahia desenvolveu uma plataforma de distribuição gratuita de escudos faciais para equipes de saúde, o coronavidas.net.

Um dos idealizadores do projeto, o professor do Instituto Federal da Bahia, Antonio Cordeiro, explicou que é importante o uso do protetor facial pelas equipes de saúde para aumentar a vida útil das máscaras usadas pelos profissionais de saúde.

Essas máscaras são produzidas através de impressoras 3D de voluntários que se cadastram no site. E posteriormente, a distribuição é feita em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

O projeto teve início no dia 25 de março, na Bahia, e já conta com voluntários nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.

Atualmente, o projeto  tem mais de 90 impressoras 3D e, apesar das equipes trabalharem de forma independente na produção e distribuição, a rede de voluntários em todo o país ajuda na busca de soluções conjuntas, conforme explica Cordeiro.

O próximo passo do projeto, de acordo com os pesquisadores, é o desenvolvimento de respiradores artificiais a serem produzidos pelas impressoras 3D.

Mais informações sobre como ajudar o projeto podem ser encontradas no site coronavidas