Minas Gerais

Alpendre

Crônica | Os signos e a quarentena

Quem foi que disse que o Brasil de Fato MG não tem horóscopo?

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Confira abaixo como fica o seu mapa astral de quarentena! - Reprodução

ÁRIES

após brigar com todos os cientistas e institutos internacionais envolvidos no combate ao coronavírus, cobrando-lhes, em seus perfis nas redes, mais responsabilidade e agilidade, agora passa os dias escrevendo desaforos a todas as mensagens eletrônicas comunicando que seu perfil foi banido por tais instituições e cientistas.

TOURO

a pretexto de precaução, o que já estocou de alimentos daria para, ao final da quarentena, abrir 3 restaurantes, 4 lanchonetes, 3 confeitarias e 1 bistrô – se ele não já não tivesse comido tudo nos últimos 15 dias.

GÊMEOS

começa 778 tarefas por dia – e abandona todas. de noite, alegando exaustão, vai dormir, e promete: “amanhã eu resolvo isso”. 

CÂNCER

passa o dia inteiro ligando e mandando mensagens no whatsapp para todo mundo que, desde o jardim da infância, lhe contrariou/aborreceu, dizendo: “eu não esqueci”.

LEÃO

afundou em depressão. não se conforma de todo mundo, o tempo todo, só falar “nesse tal de coronavírus” e não fazer um comentário sequer na série de posts que fez no instagram com o título “estou horrível” só para, lógico, receber elogios.

VIRGEM

há 1 mês, familiares e amigos estranharam seu sumiço, pensaram até no pior. passou o susto: está limpando, desinfectando e arrumando o prédio em que mora, monitora e vistoria quem entra e quem sai. nas horas vagas, fiscaliza o síndico do prédio vizinho.

LIBRA

cumpre o #FiqueEmCasa à risca, e não por disciplina: é que ainda não decidiu com qual máscara irá à rua, se a branca ou a azul, onde fará as compras etc, o que decidirá até maio – de 2021, quando tudo já tiver passado. isso, claro, se não tiver morrido de fome, decidindo qual lasanha congelada comer: 4 queijos ou calabresa.

ESCORPIÃO

em resignado e paciente silêncio, molhando uma pena de ganso num tinteiro de cianureto, está elaborando cada detalhe de seu plano de vingança contra o vírus.

SAGITÁRIO

em inconformado e impaciente silêncio, caneta de tinta com glitter à mão, faz a relação de festas para promover e ou ir quando a pandemia passar.

CAPRICÓRNIO

a cada dia, inventa 32 dificuldades a mais do que as já existentes na lida com a pandemia. quando tudo terminar, a Ciência descobrirá porque ninguém desse signo, apesar de ser gelado como o corona gosta, pegou covid-19: por cansaço. do vírus, óbvio – e os capricornianos ainda cobrarão bem caro para ser objeto de pesquisa.

AQUÁRIO

quando não está torcendo por Júpiter na batalha astral que acredita ser a causa da pandemia, divide seu tempo com dois prazeres: ligar pra todo mundo que conhece para reafirmar o dom de premonição que se autoconfere, dizendo “Eu avisei, lembra?”, e produzir máscaras próprias para ir à rua – espalhafatosas, todas.

PEIXES

seu principal defeito, sua salvação – e sua glória: chorando o dia inteiro, não há vírus que fique em seu corpo, pelo que receberá homenagem da OMS, pela contribuição à Ciência, a da fábrica de lenços descartáveis que consome, que nunca faturou tanto.

Z Carota é jornalista e escritor, autor de “a beleza que existe – crônicas com uma tonelada de leveza” (Páginas Editora) e “dropz” (Editora Penalux).

Edição: Joana Tavares