Crise

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 16 de abril de 2020

Senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, comenta demissão de Luiz Henrique Mandetta ao vivo no programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Após semanas de indiretas e ameaças, o presidente Jair Bolsonaro demitiu na tarde desta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Quem assumirá no seu lugar será o oncologista e empresário Nelson Teich

Ao vivo no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, o ex-ministro da Saúde do primeiro governo Lula, e atual senador, Humberto Costa (PT-PE), aponta vários problemas graves em relação à demissão: "primeiro, porque estamos no meio do enfrentamento a uma pandemia gravíssima, em que as principais e mais nefastas consequências vão se iniciar, e com isso a capacidade do sistema de saúde vai ser colocada à prova".

O senador criticou o fato de Mandetta ter sido demitido "não pelos erros que cometeu, mas porque estava aplicando no Brasil a orientação que as principais autoridades sanitárias do mundo têm aplicado em seus países". 

Costa se mostrou alerta ainda sobre o recém-nomeado ministro Teich: "essa pessoa que está assumindo o ministério, ninguém da área da saúde, ninguém da gestão pública conhece, a não ser como um oncologista famoso; mas é uma pessoa que não tem nenhuma vivência na política de saúde pública, nem no Sistema Único de Saúde, e ainda começa dizendo que está totalmente sintonizado com Bolsonaro".  

"Se esse cidadão começar a aplicar no Brasil medidas como as defendidas por Bolsonaro, de afrouxamento do isolamento social, eu não tenho dúvidas de que nós vamos viver, muito rapidamente, uma tragédia sanitária que vai ser lembrada durante muitos e muitos anos no Brasil e no mundo", concluiu o senador. 

Confira todos os destaques no início do jornal.


------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos