Paraná

Solidariedade

Comunidades do MST doam 6 toneladas de alimentos em Paranavaí (PR)

Ação integra campanha nacional do Movimento em solidariedade a quem já sofrem com a falta de alimento durante pandemia

Curitiba (PR) |
Em todo o Paraná, mais de 45 toneladas de alimentos foram doados a hospitais, asilos e comunidades carentes somente na sexta - Dandara Sturmer

Na sexta-feira (17), famílias assentadas e acampadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) doaram seis toneladas (seis mil quilos) de alimentos a comunidades carentes de Paranavaí. A ação integra uma campanha nacional do movimento em solidariedade a quem já sofre com a falta de alimento por consequência da pandemia do novo coronavírus. Em todo o Paraná, mais de 45 toneladas de alimentos foram doados a hospitais, asilos e comunidades carentes somente na sexta.

A mobilização também marcou o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, criado em memória aos 21 trabalhadores Sem Terra assassinados no massacre de Eldorado dos Carajás pela Polícia Militar do Pará, em 1996.

Entre os alimentos doados estão cerca de dois mil litros de leite, dois mil quilos de arroz, 250 quilos de açúcar mascavo, produtos in natura, como abóbora, mandioca, batata-doce, frutas e folhosas. Os assentamentos e acampamentos que participam da atividade são dos municípios de Santa Cruz do Monte Castelo, Querência do Norte, Planaltina do Paraná, Santa Mônica, Amaporã, Paranacity e Cruzeiro do Sul.


A ação integra uma campanha nacional do Movimento em solidariedade a quem já sofre com a falta de alimento por consequência da pandemia do novo coronavírus / Dandara Sturmer

Para João Flávio Borba, da direção do MST do Paraná na região Noroeste, a ação de solidariedade neste momento comunica três importantes ideias ao povo brasileiro: “Primeiro, que a agricultura camponesa é quem realmente  alimenta as população. E os tempos de crise demonstram isso. Por isso, a reforma agrária é urgente em ser feita. Segundo, que outras formas organizativas da sociedade possam se movimentar e diminuir os impactos causados pela pandemia. Somos uma parcela da sociedade apenas. E por fim, que o Estado brasileiro possa garantir através de políticas públicas que os alimentos cheguem à mesa da população em situações mais vulneráveis".

Os produtos da reforma agrária foram entregues na esquina da catedral Maria Mãe da Igreja. A Sociedade São Vicente de Paulo, ligada à diocese de Paranavaí, é quem organizará as cestas para chegar às famílias carentes. Além de bairros mais populares de Paranavaí, os alimentos também chegarão a famílias de Tamboara, Paraíso do Norte, São Carlos do Ivaí e Amaporã.

Em Maringá, a Escola Milton Santos doou alimentos a uma Associação de Mulheres do Jardim Alvorada, em conjunto com a Pastoral da Criança do mesmo bairro. A produção é totalmente agroecológica e realizada pelos próprios moradores da Escola. Os produtos doados foram verduras folhosas, banana, mandioca e limão.


No Paraná, cerca de 35 toneladas (35 mil quilos) de alimentos produzidos por mais de 10 comunidades acampadas e assentadas foram distribuídas em 8 cidades, desde o dia 7 de abril / Dandara Sturmer

Doações no Paraná

No Paraná, cerca de 35 toneladas (35 mil quilos) de alimentos produzidos por mais de 10 comunidades acampadas e assentadas foram distribuídas em 8 cidades, desde o dia 7 de abril.

Além de comida, a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), localizada no assentamento do MST Santa Maria, em Paranacity (PR), doou 60 litros de álcool 70% para o Hospital Municipal Doutor Santiago Sagrado Begga, no dia 2 de abril. O álcool foi destinado aos profissionais de Saúde do município.

Edição: Lia Bianchini