negligência

Morre mais um trabalhador da Vale, no Pará, com suspeita de covid-19

Segundo funcionários, mineradora ignora quarentena e mantém aglomeração de operários

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Sede da mina da Vale em Carajás, Pará; empresa continua com funcionamento normal - Evaldo Fidelis/Arquivo Pessoal

No último domingo (19), mais um funcionário da mineradora Vale morreu com suspeita de covid-19. Antônio Pereira de Sousa, 45, era mecânico e trabalhava na Mina de Manganês da mineradora, em Parauapebas, no sudeste do Pará. O funcionário estava afastado de suas atividades desde 18 de março, quando adoeceu. Antônio deixa dois filhos, um com quatro anos de idade e outro com onze anos. A esposa, também com sintomas do novo coronavírus, segue internada em um hospital em Belém, capital do estado.

Mais funcionários da Vale

No dia 30 de março, Cláudio Arlindo Martins, que trabalhava na empresa MCA Auditoria e Gerenciamento, prestadora de serviço para a Fundação Renova, em Minas Gerais, morreu com sintomas de covid-19. Já no dia 11 de abril, a prefeitura de Parauapebas confirmou o primeiro óbito ligado à mineradora Vale. Um homem de 42 anos, que trabalhava na Usina de Beneficiamento Serra Norte, no Complexo de Carajás, sem histórico de viagem e sem comorbidades. Assim como Antônio, ele apresentou os sintomas da doença no final de março, no dia 29.

Para Evaldo Fidelis, operador de equipamentos na mina da Vale em Carajás, a empresa continua permitindo a aglomeração e não reduziu as suas atividades. Fidelis trabalha em turnos de 12 horas e disse à reportagem que uma média de 500 trabalhadores, excluindo as terceirizadas, estão trabalhando sem distanciamento social ou fiscalização.

"Se tu fores fazer uma avaliação só de um turno, é essa margem 500 pessoas ou mais, porque ainda têm as terceirizadas. Ou seja, um aglomerado de pessoas entre homens e mulheres", diz ele. 

O funcionário conta que o colega que faleceu adoeceu no início de março e foi atendido, inicialmente, em um hospital de Parauapebas. Com a piora do quadro, ele foi transferido para Belém, onde faleceu de síndrome respiratória aguda grave.

"Ele deu entrada dia 7 de março no Hospital Yutaka Takeda com sintomas de pneumonia. Retornou dia 19, foi encaminhado para Belém, foi internado e veio a óbito. A sua esposa continua internada com sintomas de covid-19", relata.

Até esta segunda-feira (20), Parauapebas registrou 23 casos do novo coronavírus, sendo 5 óbitos. O Pará tem 902 casos de covid-19, com 35 mortes.

A Vale disse, em nota, que lamenta o falecimento de seu empregado e que ele "estava internado com pneumonia em uma Unidade de Terapia Intensiva em hospital particular de Belém (PA), com suspeita de covid-19 e afastado de suas atividades na empresa desde o dia 18 de março, em licença médica para tratamento de saúde". A Vale disse ainda que se solidariza com os familiares, colegas de trabalho e amigos, e segue adotando todos os procedimentos e esforços no combate ao novo coronavírus.

Edição: Camila Maciel