Disputa

MP da carteira verde e amarela caduca e governo Bolsonaro prepara novo texto

Senado cancelou votação; MP amplia reforma trabalhista e enfrenta grande resistência de partidos e centrais sindicais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ao anunciar cancelamento da sessão desta segunda, Alcolumbre informou que o presidente Jair Bolsonaro estaria preparando um novo texto para a MP 905 - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cancelou a sessão plenária que estava marcada para a tarde desta segunda-feira (20), que poderia resultar na eventual votação da Medida Provisória (MP) 905, a chamada “MP da carteira verde e amarela”.

A proposta não estava oficialmente na pauta do dia, que previa apenas a apreciação de um projeto referente à expansão do auxílio emergencial, mas vinha sendo alvo de uma insistente articulação de lideranças do governo, que pressionavam pela votação da matéria.

Tecnicamente, como a MP caducava nesta segunda, não há mais prazo para votar o texto. Ao mesmo tempo em que anunciou o cancelamento da sessão, Alcolumbre informou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estaria preparando um novo texto.  

“O presidente da República atendeu ao pleito manifestado pelo Senado e decidiu revogar a MP 905, do Contrato Verde e Amarelo, reeditando suas partes mais relevantes na sequência. Essa medida é importante para que o Congresso Nacional possa aperfeiçoar esse importante programa e garantir o emprego dos brasileiros”, disse o senador, por meio de uma nota pública.

Duramente questionada por centrais sindicais e outras entidades do campo popular, a proposta conta com resistência de diferentes parlamentares. Senadores das siglas MDB, PSD, PT, PDT, PSB, Pros e Cidadania foram os que mais impuseram entraves às tentativas de negociação, motivo pelo qual o governo não conseguiu costurar um acordo que garantisse maioria para a aprovação da pauta.  

Edição: Leandro Melito