Pandemia

Fome mundial pode dobrar por conta da pandemia do novo coronavírus, diz ONU

Insegurança alimentar poderá atingir 265 milhões de pessoas por conta da pandemia da covid-19

|
"A covid-19 é potencialmente catastrófica para milhões que já estão à beira da fome", afirma economista da ONU - Pedro Pardo/AFP

A pandemia do novo coronavírus pode aumentar em duas vezes a fome mundial levando cerca de 265 milhões de pessoas à situação de insegurança alimentar aguda, afirmaram a Organização das Nações Unidas e a Organização para Alimentação e Agricultura em relatório publicado nesta terça-feira (21/04).

Segundo os organismos multilaterais, a pandemia da covid-19 pode dobrar o número de 130 milhões de pessoas registradas em situação de fome no ano passado. "A covid-19 é potencialmente catastrófica para milhões que já estão à beira da fome. É um golpe duro para milhões que só podem comer se ganharem um pouco", disse Arif Husain, economista chefe do Programa Alimentar Mundial ao jornal The Guardian.

Segundo Husain, "o isolamento e a recessão econômica global já dizimaram muitas de suas chances e só resta mais um choque, como a covid-19, para empurrá-las para o abismo".

Para o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o relatório deve ser um chamado para agir contra a fome e a desnutrição. "Nesses tempos de desafios globais, de conflitos e de choques na estabilidade econômica, nós devemos redobrar nossos esforços para derrotar a fome e a desnutrição. Nós temos as ferramentas e o conhecimentos necessários. O que nós precisamos é de vontade política e comprometimento dos líderes das nações", afirmou.

O relatório estima que seriam necessários 350 milhões de dólares de auxílio financeiro para evitar que a fome mundial atingisse esses patamares durante a pandemia. O estudo da ONU ainda critica cortes em direitos trabalhistas e medidas protecionistas que atingiriam diretamente os trabalhadores e o preços dos alimentos, contribuindo para um cenário de insegurança alimentar.