Rio Grande do Sul

Coronavírus

Surto fecha frigorífico da JBS em Passo Fundo

Dezenove funcionários testaram positivo e outros 15 estão sob suspeita de contaminação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Suspensão das atividades foi pedida pelo Ministério Público do Trabalho do RS e concedida pela Justiça do Trabalho - Reprodução

Um surto de covid-19 resultou na interdição por tempo indeterminado do frigorífico do grupo JBS em Passo Fundo, região do Planalto Médio gaúcho. A suspensão total das atividades foi pedida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul e concedida nesta sexta-feira (24) pela Justiça do Trabalho. Dezenove funcionários testaram positivo e outros 15 estão sob suspeita de contaminação. Na sexta-feira, 78 apresentavam quadro gripal. Segundo a denúncia, dois familiares dos empregados da JBS teriam morrido, possivelmente em decorrência da infecção.

Com 78 casos confirmados de coronavírus, Passo Fundo ocupa o segundo lugar no número de infecções no Estado, apenas abaixo de Porto Alegre. E registra seis mortes. A alta incidência conflita com seu tamanho. Com 203 mil habitantes, é somente a 12ª cidade  gaúcha em termos de população. As autoridades sanitárias estaduais suspeitam que a expansão da covid-19 no município tenha origem na situação do frigorifico. Na unidade, a JBS tem 2.625 trabalhadores.

Outros surtos na JBS

Através de nota à imprensa, a JBS questionou o total de infectados. Afirma que seriam somente quatro e com mais 10 em situação suspeita. Alega que adota protocolos detalhados e específicos para casos do gênero, garantindo que utiliza, como procedimento-padrão, a desinfecção e a sanitização das dependências da indústria. A JBS é a segunda maior empresa de alimentos do mundo, conforme afirma em seu site. Está presente em 15 países, possui mais de 400 plantas industriais e 230 mil funcionários.

Passo Fundo não é a primeira cidade a ter uma unidade da JBS fechada durante a pandemia. No dia 13 deste mês, a unidade da JBS de processamento de carne bovina sediada em Greeley, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, também teve as portas cerradas em meio a um surto de coronavírus entre os funcionários, como informa o site Fox Business. Ao menos 50 trabalhadores teriam testado positivo e cinco teriam morrido. Outras plantas da empresa brasileira foram fechadas em Souderton, na Pensilvânia, e Worthington, em Minnesota.

O maior foco dos EUA

Nos Estados Unidos, o maior foco da doença no país também surgiu em um frigorífico. Aconteceu na cidade de Smithfield, estado de Dakota do Sul. Lá, uma fábrica de processamento de carne de porco, a Smithfield Foods, tinha um caso suspeito em 25 de março, como conta a BBC Brasil. O funcionário foi afastado e a indústria prosseguiu operando normalmente, após garantir que tomara as precauções necessárias para defender a saúde dos demais.

Vinte dias depois, a Smithfield foi fechada após tornar-se a origem de 644 casos de coronavírus entre seus funcionários e seus familiares, amigos e vizinhos.

Edição: Marcelo Ferreira