Pandemia

Brasil tem quase 4 mil mortes causadas pela covid-19

O número de infectados está acima de 57 mil pessoas; em todo o mundo são mais de 201 mil óbitos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Números da covid-19 continuam aumentando no Brasil - Fusion Medical Animation

Os estados brasileiros registraram 248 novas mortes por causa da covid- 19 nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de óbitos chega a 3.918. Mais de 57 mil pessoas foram infectadas em todo o Brasil. Foram mais de 4 mil novas contaminações em um dia. 

São Paulo continua sendo o estado com o maior número absoluto de casos. Até este sábado (25), o governo local havia registrado oficialmente mais de 20 mil casos e 1.667 óbitos. Em 24 horas foram 155 novas mortes. Em pelo menos quatro unidades da federação há ocupação de mais de 80% dos leitos de UTI por causa da covid-19: Acre, Amazonas, Ceará e Pará.

Em todo o mundo mais de 201 mil pessoas morreram infectadas pelo coronavírus. Quase 5 milhões de pessoas foram contaminadas. Estados Unidos, Espanha e Itália são as três nações com maior número de casos. O Brasil está na décima primeira posição e é o país com o maior número de doentes da América Latina.

Os números oficiais não representam a totalidade de mortes e infectados porque, em algumas regiões, o número de testes não alcança todos os pacientes com suspeita do vírus.

:: Subnotificação: país tem 33 mil internações a mais em 2020 por doenças respiratórias ::

Nessa sexta-feira (24), o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que o governo brasileiro planeja uma nova forma de testagem, mas não deu nenhum detalhe sobre a informação. As afirmações foram divulgadas em uma postagem no Twitter. Segundo o ministro, ainda é preciso entender quantas pessoas já foram infectadas e como o vírus está afetando a população.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

Edição: Leandro Melito