Congresso

Projeto de lei defende suspensão de reajustes em planos de saúde durante pandemia

De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB), a proposta quer também impedir cobrança retroativa

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Proposta leva em conta a situação econômica do país - Marcos Santos/USP Imagens

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apresentou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (28), um projeto de lei para que reajustes em planos e seguros de saúde privados sejam suspensos enquanto perdurar o estado de emergência provocado pelo coronavírus.

Continua após publicidade

Além de impedir o aumento na mensalidade, a proposta também visa coibir a limitação ou suspensão de atendimento a segurados inadimplentes e garantir que cobranças retroativas não sejam executadas depois que a pandemia for controlada.

Segundo Jandira, o projeto leva em conta o atual momento econômico pelo qual passa o país, com aumento de desemprego, cortes de salário e desamparo por parte dos trabalhadores.

::Leia também: ANS obriga planos de saúde a cobrirem testes para o novo coronavírus::

“Os planos de saúde têm sido alvo de grande reclamação do povo em tempos regulares, normais. Em tempos de pandemia, obviamente que, com a redução da atividade econômica, perda de emprego, uma série e dificuldades que as pessoas estão enfrentando, não é possível que nós mantenhamos o mesmo ritmo de elevação de custos”, justifica a deputada.

Caso o projeto seja aprovado, ficará a cargo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicar as normas para execução.

“Essa é uma forma de garantir atendimento àqueles que, durante todos esses, contribuíram para os planos e que, em um momento de pandemia, também precisam dar sua contribuição na defesa da vida desses assegurados”, comenta Jandira.

Edição: Vivian Fernandes