Violência Policial

Em SP, PM leva três moradores da Favela do Moinho e deixa familiares sem informações

A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (29); um dos moradores foi levado pela polícia desacordado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A PM usou bomba de gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha contra comunidade - Reprodução Facebook

Moradores da Favela do Moinho, no centro da cidade de São Paulo, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (29) pela Polícia Militar (PM) com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Sem dizer nada, quatro policiais espancaram um morador, que foi levado desacordado na viatura, junto com outros dois moradores, conforme informaram os moradores locais.

Alessandra Moja, 37 anos, é moradora da Favela do Moinho e catadora de materiais recicláveis. Ela acompanhou toda a ação da PM e afirma que “tem três moradores que eles levaram (...). Eles jogaram um morador desacordado dentro da viatura”, aponta. 

Ela conta que cerca de quatro policiais começaram a ação na favela por volta das 8h. “Eles chegaram. Aí começaram a abordar os moradores. Aí a população começou a questionar. Não falaram nada. Bateram até desmaiar e jogaram na viatura, e depois levaram mais [pessoas]”. 

Diante do questionamento dos moradores para onde os jovens seriam levados, Moja relata que a PM respondeu com bomba de gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha. 

Moja afirma ainda que não é a primeira vez que isso acontece nos últimos dias. Na semana passada, os mesmos policiais, liderados pelo sargento Ferreira Silva, agrediram um outro rapaz. “Essa semana inteira eles estão vindo todos os dias e agredindo. Eles chegam com aqueles alicates grandes hidráulicos cortando as correntes das casas, reviram tudo. Quando o morador está dormindo, jogam o morador para fora e começam a bater”, denuncia a catadora.

Segundo os moradores da Favela do Moinho, os jovens foram levados para o 77º Distrito Policial de Santa Cecília. O Brasil de Fato entrou em contato com o DP, mas não foi atendido até a publicação desta matéria.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), também procurada pela reportagem, respondeu à reportagem após a publicação deste texto. Por e-mail, a secretaria declarou que a "policiais do 7º BAEP prenderam três indivíduos por tráfico de drogas, na manhã desta quarta-feira (29), na Favela do Moinho, região central da Capital. Com o trio, foram localizadas porções de cocaína, crack, maconha e lança-perfume, além de materiais para embalar drogas e R$ 32 mil em dinheiro. Após a saída das equipes do local, moradores da comunidade interditaram a Avenida Rio Branco e hostilizaram os policiais em protesto contra a prisão dos suspeitos. Arremessaram garrafas e pedaços de madeira, sendo necessária a utilização de técnicas de controle de multidões para desobstruir a via. Até o momento, não há relatos de feridos". O órgão confirma informações de moradores de que o caso seria registrado pelo 77º DP.

*Matéria atualizada às 15:53 para acréscimo de resposta da SSP-SP.

Edição: Vivian Fernandes