Em carta aberta, mais de 100 donos de bares e restaurantes repudiaram a omissão da Prefeitura de Curitiba em não regulamentar o funcionamento do comércio.
“Os casos da COVID-19 seguem crescendo e, mesmo ciente dos fatos,a Prefeitura opta por deixar a regulação do funcionamento do comércio nas mãos dos próprios comerciantes – isentando-se de atuar, por exemplo, na liberação de fundos que garantam a segurança do segmento. Queremos participar do debate, porque, até agora, somente aqueles que querem flexibilizar a quarentena estão decidindo por nós”, diz um trecho da carta.
O movimento chamado “Fechados pela Vida” defende que o poder público dê suporte aos estabelecimentos para que resistam à pandemia e seja responsável quanto à defesa da vida. “Esse período está sendo extremamente complicado financeiramente para nós, mas entendemos que a prioridade é a vida das pessoas. Precisamos SIM de ajuda financeira para manter nossos negócios vivos e os empregos de tantas pessoas. A decisão de abrir não pode ser pautada por decisões puramente econômicas ou políticas. A prioridade é a saúde”, afirma o documento.
Além disso, defendem que o comércio deve reabrir somente quando forem obedecidas as recomendações da Organização Mundial da Saúde para flexibilizar o isolamento
social.
Para saber mais acesse: https://www.facebook.com/fechadospelavida