Transmissão

Em ato virtual, trabalhadores no Ceará se manifestam por direitos e contra Bolsonaro

O 1º de Maio Solidário 2020 no estado foi transmitido ao vivo da casa de dirigentes, convidados e artistas

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A ação teve como pautas a defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde (SUS), da taxação das grandes fortunas, do direito à segurança, à vida e condições dignas de trabalho. - Foto: Reprodução

No dia 1º de maio, os trabalhadores ganharam as redes em manifestações por direitos e por melhores condições de trabalhos. Este ano, a data ganhou uma nova característica por conta da crise gerada pelo coronavírus e as vozes que ecoavam nas ruas nos anos anteriores estão sendo reverberadas pela internet por meio de transmissões realizadas por centrais sindicais em âmbito nacional e estadual.

No Ceará, o 1º de Maio Solidário 2020 foi transmitido ao vivo da casa de dirigentes, convidados e artistas. A ação foi veiculada na rede social da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Ceará. Durante toda a manhã, diversos músicos se apresentaram mostrando apoio aos trabalhadores, além disso, foram transmitidos vídeos com entregas de alimentos arrecadados por meio de doações.

Às 11h, teve início bate-papo sobre conjuntura política e econômica que contou com a participação do deputado federal José Guimarães (PT); da deputada federal Luizianne Lins (PT); da secretária de organização e política sindical da CUT Brasil, Graça Costa, e Wil Pereira, presidente da CUT Ceará.

A deputada federal Luizianne Lins (PT) destacou a importância da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News para combater as falsas notícias sobre saúde. Ela afirmou que a comissão tem muito para oferecer e lembrou que o Facebook e o Twitter, pela primeira vez, tiraram postagens de Jair Bolsonaro e de seus filhos, como forma de anular a disseminação de informações falsas. “Esse é um momento de desafio, mas também é um momento para acreditar”, declarou.

:: Saiba onde encontrar informações verdadeiras e oficiais sobre o coronavírus ::

O deputado federal José Guimarães (PT) falou sobre a necessidade da continuidade da luta, mesmo em período de isolamento social, por meio da internet contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), que, segundo ele, não preza pela vida. Guimarães disse ainda que as prioridades para este momento são: derrotar o governo dentro da Câmara Federal; não deixar de resistir e de lutar, mesmo na quarentena; e não perder a esperança. O deputado também disse estar empenhado para apoiar o governador do estado, Camilo Santana (PT), a tomar todas as medidas necessárias de prevenção.

Graça Costa, secretária de organização e política sindical da CUT Brasil, falou sobre a importância da união e da solidariedade e informou que o objetivo é defender a vida das pessoas e proteger a classe trabalhadora, principalmente aqueles que estão na linha de frente, como os profissionais da saúde. 

Wil Pereira, presidente da CUT Ceará, falou sobre a peculiaridade da realização das atividades nesse 1º de maio. Ele informou que a campanha de arrecadação de alimentos, que teve início nessa quinta-feira (30), conseguiu reunir, até o momento, mais de duas toneladas de alimentos. Wil convidou os participantes da live para o panelaço marcado para as 20h desta sexta-feira.

A ação do 1º de Maio Solidário 2020 no Ceará foi organizada pela Frente Brasil Popular, CUT e entidades filiadas, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Intersindical com o tema “Saúde, emprego, renda e democracia: um novo mundo é possível com solidariedade”.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena