Rio de Janeiro

DESPEDIDA

Aos 73 anos, Aldir Blanc morre vítima da covid-19 no Rio de Janeiro

Autor de "O Bêbado e o Equilibrista", entre tantas outras canções, o compositor estava internado desde o início de abril

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Aldir Blanc ganha notoriedade em 1972, ao lado do eterno parceiro João Bosco, no projeto Disco de Bolso, do jornal O Pasquim - Divulgação

Um dos maiores compositores da música popular brasileira, Aldir Blanc, morreu na madrugada desta segunda-feira (4) no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde estava internado com covid-19. O músico faleceu com infecção generalizada em decorrência do novo coronavírus. Ele estava internado no CTI do hospital desde o dia 15 de abril. 

Autor de O Bêbado e o Equilibrista, considerada o hino da anistia, canção imortalizada na voz de Elis Regina (ouça abaixo) no final da década de 1970, entre centenas de outras composições, Blanc, de 73 anos, foi diagnosticado com covid-19 no dia 23 de abril.

A filha Isabel dava quase diariamente notícias sobre o estado de saúde do pai nas redes sociais. Nos últimos dias, ela se mostrou preocupada com o quadro agravado do compositor, que teria piorado na resposta ao tratamento.

Trajetória

Aldir Blanc se destacou ao grande público, ao lado do eterno parceiro João Bosco, em 1972, em um projeto do jornal carioca O Pasquim chamado Disco de Bolso. Na época, o semanário lançava um compacto simples, pequeno disco de vinil com duas canções. De um lado um artista consagrado, que no caso foi Tom Jobim com Água de Março e, do outro, a dupla com a canção Agnus Sei.

A dupla João Bosco e Aldir Blanc fez centenas de canções inesquecíveis como Mestre Sala dos MaresKid CavaquinhoNaçãoTiro de Misericórdia, entre outras.

Aldir também compôs com outros autores, como César Costa Filho, Cristovão Bastos, Moacyr Luz, Guinga. Aldir publicou vários livros como cronista, entre eles Rua dos Artistas e ArredoresDireto do BalcãoPorta de TinturariaO Gabinete do Doutor Blanc, entre outros.

Fonte: Revista Fórum

Edição: Mariana Pitasse