Minas Gerais

DEGRADAÇÃO

Bacia do Rio Doce: represa de dejetos rompe e contamina o rio Casca em MG

Uma tonelada de peixes foi morta, além de animais de médio porte

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
peixes mortos rio casca
A Polícia Civil deverá apresentar resultados da investigação na próxima quinta-feira (5) - Reprodução Redes Sociais

O rio Casca, afluente do rio Doce, foi atingido na noite de quinta-feira (30) pelo rompimento de uma lagoa de dejetos de uma granja suína. A provável fonte poluidora está localizada na zona rural do município de Urucânia, próximo ao município de Ponte Nova, em Minas Gerais. A lagoa recebe dejetos sem tratamento e tem volume estimado de 12 mil metros cúbicos. Além do rio, foram atingidas casas de cinco famílias de uma comunidade próxima à lagoa e um córrego.

Estima-se que a polícia ambiental recolheu uma tonelada de peixes mortos e outros animais maiores, como capivaras. E que os dejetos já tenham atingido mais de 10 quilômetros do rio. O rio Casca é essencial para o abastecimento de várias cidades, além do sustento das famílias que dependem da atividade da pesca, irrigação e cultivo de alimentos.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui! ::

Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), “o crime demonstra mais uma vez a contaminação da Bacia do Rio Doce e mais uma vez expõe o sofrimento das populações que vivem do rio. Quatro anos e meio se passaram desde o rompimento da barragem de Fundão em Mariana, das mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton”.

O movimento ainda destaca que é necessário investigar os responsáveis e a fonte da contaminação, assim como dimensionar os danos causados ao ambiente e às populações e dar início às medidas de reparação.

São esperados para esta quinta, 5 de maio, alguns dos resultados da investigação da Polícia Civil.

*Com informações da Comunicação do MAB

Edição: Elis Almeida