Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 5 de maio de 2020

Intervenção de parteiras pode evitar 80% das mortes no parto e doenças neonatais

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Intervenção de parteiras pode evitar 80% das mortes no parto e doenças neonatais

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) tem explosão nervosa, grita com repórteres e diz para calarem a boca, ao ser questionado, na manhã desta terça-feira (5), sobre as recentes mudanças na Polícia Federal.

Ainda em relação a ataques a trabalhadores por parte de defensores do governo, o Ministério Público Federal (MPF) pediu apuração de caso de jornalistas agredidos por bolsonaristas em Brasília, no último domingo (3), e o Procurador-Geral da República, pediu processamento de Renan da Silva Sena por crime contra a Segurança Nacional. Renan é funcionário terceirizado do Ministério dos Direitos Humanos, e, na sexta-feira (1°), insultou e cuspiu em enfermeiras que faziam manifestação pacífica em Brasília.

Nesta terça, 5 de maio, é comemorado o Dia Internacional das Parteiras. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus afirmou que "a intervenção de parteiras pode evitar 80% das mortes no parto e doenças neonatais”. Ghebreyesus defendeu ainda que as trabalhadoras são “essenciais para guiar e cuidar das mulheres durante toda a gravidez”.

Em referência ao dia, a repórter Catarina Barbosa, conversou com a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, Angélica Baptista, sobre um projeto da Fundação Oswaldo Cruz que registra saberes tradicionais de parteiras indígenas do Amazonas sobre nutrição e segurança alimentar de mães e bebês.

Confira todos os destaques no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos