Radinho BdF: amizades, brincadeiras e receitas que celebram a diferença

Imagem do logo do Podcast

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Pixabay
Também tem música com Marcelo Jeneci e Adriana Calcanhotto

O programa Radinho BdF desta quarta-feira (06) fala sobre a diversidade desde a infância.  

Na contação de histórias, a jornalista Nara Siqueira apresenta a amizade de “Pedro e Tina” (Brinque-Book, 1999), dois amigos muito diferentes, mas inseparáveis. Juntos, eles descobriram que podiam aprender um com o outro e fazer coisas diferentes daquelas que já sabiam.

A edição apresenta também a história do Raizo, de 3 anos, filho da maquiadora Bia Mattos. Ele adora brincar com os cachorros e pintar, e gosta de manter a mesma rotina todos os dias. Raizo tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A psicopedagoga e professora de Educação Infantil Fabiana Castilho participa do programa para explicar o que é essa condição e também dá dicas de quais atividades desenvolver com as crianças autistas durante o período de isolamento social.

No quadro Receita da Vovó desta edição, a jornalista Mariana Lemos compartilha a história de um bolo diferente e que, apesar de pequenininho, é uma delícia: o bolo louco. A receita não leva leite, ovos e nem fermento químico, e pode ser feita por aqueles que têm alergia a esses ingredientes.

No Plantão Ciranda, a educadora Caroline Alves, do projeto “Brincantes em Ação”, ensina a brincar e dançar de Simama Ka, uma brincadeira que veio de outro continente. Ela começou na Tanzânia, país africano.


Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Receita de Bolo Louco

Você vai precisar de duas vasilhas: uma para misturar os ingredientes secos e outra para misturar os líquidos.

Em uma vasilha, misture: 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de chocolate em pó (ou achocolatado), 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher (café) de sal.

Na outra vasilha, misture os ingredientes líquidos: 1 xícara de água, 1/2 xícara de óleo, 1 colher (sopa) de suco de limão e 1 colher (sopa) de extrato de baunilha. 

Misture os ingredientes nas duas vasilhas com a ajuda de um fuê ou uma colher. Depois, vá colocando os ingredientes líquidos na vasilha dos ingredientes secos, até fazer uma massa bem homogênea.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno em uma temperatura média. Unte uma forma com margarina e polvilhe com chocolate.

Coloque a massa do bolo na forma e, quando o forno estiver quente, coloque o bolo para assar.

Vai demorar mais ou menos 30 minutos para ficar pronto.

O bolo louco fica leve e saboroso! Ele não cresce muito, mas fica muito gostoso!

Ainda mais se você colocar uma cobertura de chocolate por cima.

Edição: Mayara Paixão