Rio Grande do Sul

Coronavírus

Média de passageiros no Trensurb cresce e sindicato cobra EPIs para os metroviários

Na última sexta-feira (08) foi registrado o maior número de embarques desde o dia 20 de março, com 61.302 passageiros

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No fim de semana, foram transportados 49.228 usuários, maior número para finais de semana desde os dias 14 e 15 de março (quando foram transportados 113.185 passageiros) - Luiz Soares/Trensurb

Desde o dia 19 de março, quando foi decretado o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, por causa do coronavírus, houve uma forte redução no número de passageiros da Trensurb, linha de metro de superfície que liga Porto Alegre à região do Vale dos Sinos. A média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março foi 157.636, número que chegou a cair mais de 80% no final de março. Com o relaxamento do isolamento, o número de passageiros vem aumentando. Na última sexta-feira (08) foi registrado o maior número de embarques desde o dia 20 de março, com 61.302 passageiros.

No fim de semana, foram transportados 49.228 usuários, maior número para finais de semana desde os dias 14 e 15 de março (quando foram transportados 113.185 passageiros). No sábado (9), foram 33.789 embarques no metrô e, no domingo (10), 15.439. Nesta terça-feira, foram registrados 48,9 mil embarques, o que representa uma redução de 69% em relação à média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março e uma queda de 17,4% em comparação ao número de embarques no metrô na segunda-feira (11), 59.204.

Sindimetrô-RS distribui kits a usuários e cobra EPIs para os metroviários


Sindicato distribuiu aos usuários do metrô, na manhã desta terça-feira (12), na Estação Mercado, 1.800 kits com máscaras e álcool gel. / Divulgação Sindimetrô-RS

Pensando na segurança dos passageiros, o Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS) distribuiu aos usuários do metrô, na manhã desta terça-feira (12), na Estação Mercado, 1.800 kits com máscaras e álcool gel. “Neste momento de pandemia, o Sindimetrô faz a sua parte, auxiliando trabalhadores de outras categorias, que utilizam o trem. No entanto, a Trensurb tem obrigação de fornecer esses equipamentos aos metroviários, bem como aos usuários”, disse Luís Henrique Chagas, presidente do sindicato.

Na quinta-feira (14), serão realizados novos exames para diagnóstico de Covid-19 nos metroviários que atuam na linha de frente das operações da Trensurb. A ação do Sindimetrô-RS é resultado de uma parceria com a Escola de Saúde da Unisinos. Na semana passada, foram testados 50 metroviários e agora outros 50 farão os exames. 

“Diante da ausência de medidas de testagem por parte da empresa e do governo federal, o Sindimetrô-RS buscou a parceria com a universidade, demonstrando que é possível sim a realização de testes, só é preciso dar fomento à pesquisa e à ciência”, assinalou Chagas, lembrando que a política de testagem é o que mais tem dado certo nos países que conseguiram conter a pandemia.

Medidas adotadas pela Trensurb

Visando fazer cumprir os protocolos de distanciamento controlado estabelecidos pelo governo do Rio Grande do Sul, a Trensurb adotou uma nova solução para orientar as filas junto às bilheterias do metrô. No piso junto a essas bilheterias, adesivos amarelos foram instalados para marcar os locais de espera de cada usuário, com distância adequada entre eles. A solução já foi aplicada a todas as 22 estações do metrô.

Na Estação Rodoviária, um espaço normalmente reservado a exposições fotográficas, a Galeria Xico Stockinger, recebeu, nesta sexta-feira (8), um painel que destaca medidas protetivas ao novo coronavírus no transporte público e no ambiente de trabalho. O painel traz orientações sobre o uso de máscaras, a higienização de mãos e objetos de uso comum, a manutenção de distância para outras pessoas, entre outras. Iniciativa é do Sesc Centro, de Porto Alegre, responsável pela curadoria do espaço cultural.

Edição: Marcelo Ferreira