PROTEÇÃO

Saiba como usar sua máscara corretamente para se proteger do coronavírus

Gerente de Riscos da Vigilância Sanitária do Distrito Federal dá dicas para garantir a proteção máxima

|

Ouça o áudio:

Especialista adverte que é preciso ter cuidado para não tocar no rosto nem na máscara pela parte da frente. -  Lucio Bernardo Jr / Agência Brasília

No Brasil e no mundo, as máscaras de tecido ou descartáveis ganharam prioridade entre as medidas para tentar conter o contágio pelo novo coronavírus.

Continua após publicidade

No Distrito Federal e em vários estados, o uso já é obrigatório. As máscaras têm papel importante para evitar que partículas de saliva se espalhem no momento da tosse, espirro ou durante uma conversa. A cada duas horas, ou no máximo três, deve ser trocada.

:: Deputados aprovam uso obrigatório de máscaras em todo o estado do Rio de Janeiro ::

A gerente de Riscos da Diretoria de Vigilância Sanitária do DF, Fabiana Rodrigues, disse que o acessório deve ser colocado no instante em que a pessoa sai de casa. Mas, para a devida proteção, é necessário adotar vários cuidados, como alerta a gerente da Vigilância Sanitária.

Fabiana Rodrigues lembrou ainda que é preciso ter cuidado para não tocar no rosto nem na máscara pela parte da frente. Segundo ela, a lavagem das máscaras deve ser feita com água, sabão e um pouco de água sanitária. Elas precisam ficar de molho por 30 minutos. Depois de  secas, passadas a ferro.

:: Mulheres da periferia de Porto Alegre produzem 5 mil máscaras para quem mais precisa :: 

 

*Com produção de Rosemary Cavalcante e reportagem de Adauto Gouveia