Paraíba

DENÚNCIA

Funcionários da Alpargatas denunciam adoecimento por coronavírus em fábrica de CG

Áudios em redes sociais dizem que funcionários, ainda com fardas da empresa, procuraram hospital com suspeita de Covid19

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Indústria Alpargatas - Reprodução

Várias denúncias de funcionários com suspeitas de Covid-19, da empresa Alpargatas, localizada em Campina Grande, foram feitas nesta quinta (14), através de rede social de mensagens. A situação dá conta de cerca de 20 funcionários que diariamente procuram a Clínica Santa Clara, no bairro da Prata, com sintomas do novo Coronavírus. A Clínica é privada e tem convênio com a Alpargatas.

"Uma parte desses funcionários são jovens e moram na área rural da cidade de Lagoa Seca, que é próxima de Campina Grande", relatou Dilei Schiochet, dirigente do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra, na Paraíba, que atua na região de Campina e Lagoa Seca.

"Gostamos das Havaianas, mas, se essas denúncias forem verídicas, se faz urgente que a empresa Alpargatas, que produz as sandálias Havaianas, pare o seu sistema produtivo para salvar vidas.Vamos tomar providências legais para apoiar, de forma solidária, esses trabalhadores. A vida é que produz o chinelo, portanto, pedimos a Alpargatas que parem imediatamente até que passe a pandemia", declarou Dilei, fazendo um apelo à empresa. 

No site da Alpargatas, a empresa apresenta um comunicado onde diz que tem tomado várias medidas de segurança em virtude da pandemia pelo novo coronavírus e se posiciona: " a Alpargatas é uma empresa comprometida com a sociedade e sabemos que para muitos no Brasil, Havaianas é o único calçado e que, inclusive, em momentos da nossa história, já fez parte da cesta básica dos brasileiros.  Por meio do Instituto Alpargatas, a empresa se mobilizou para uma série de doações. Nossa prioridade é a saúde das nossas pessoas, da comunidade global e com a sustentabilidade dos nossos negócios". 

As denúncias foram feitas de forma anônima, sem identificação e dão conta de dezenas de funcionários que procuraram atendimento na clínica com sintomas da Covid. Tentamos contato com a Alpargatas e a Clínica Santa Clara, mas ainda não obtivemos resposta. Assim que tivermos uma posicionamento das instituições, atualizaremos as questões aqui tratadas.

Edição: Heloisa de Sousa