Paraná

EDITORIAL 166

Bolsonaro despreza a pandemia e a Educação

Entidades estudantis estão criticando o não cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano

Curitiba (PR) |
Presidente Bolsonaro ao lado do Ministro da Educação, Abraham Weintraub - Agência Brasil

A irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia de Covid-19 afeta o acesso do povo brasileiro à Educação. Mesmo com os relatos de milhões de estudantes com aulas presenciais interrompidas, dificuldades ou inexistência de aulas virtuais, acesso limitado à internet, necessidade de ajudar os pais para acesso à renda ou nos trabalhos domésticos, e elevação da fome – mesmo assim,o ministro da Educação, Abraham Weintraub, decretou que mantém a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

A desigualdade no país se agrava, privilegiando os estudantes mais ricos e com mais chance de acesso às universidades em 2021. Esta é a crítica das entidades estudantis, caso da UNE e UBES, que também propuseram ação pedindo mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Medidas de correção de desigualdades, caso das cotas nas universidades públicas, ou mesmo FIES e Prouni nas particulares (que também foram diminuídas neste governo), exigem bom desempenho dos candidatos, e isso não será atingindo com metade do ano letivo perdido.

Bolsonaro e seu ministro Weintraub querem elitizar ainda mais o acesso à Educação superior no Brasil, ampliando a desinformação e desigualdade.

Edição: Gabriel Carriconde