Rio de Janeiro

PANDEMIA

Cedae tem cinco funcionários mortos por covid-19 no Rio

Sindicato pede que companhia realize testes do novo coronavírus com trabalhadores e forneça equipamentos de proteção

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
sede Cedae
Maior número de mortes ocorreu entre trabalhadores que atuavam na sede da companhia, no centro do Rio - Divulgação

Seis funcionários da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) morreram em decorrência da covid-19, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ) desta sexta-feira (15).

Aristides Coutinho Neto, Evandro Pires, Moema, Solange Medeiros, Jorge de Souza e Gilberto de Freitas foram os nomes dos divulgados pelo Sintsama-RJ. Quatro deles trabalhavam na sede da companhia, que fica na Cidade Nova, no centro da capital. Outros dois atuavam nas sedes do Andaraí, na zona norte, e em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

::Com denúncias trabalhistas disparando, advogados prestam consultoria online gratuita::

Ainda segundo o Sintsama-RJ, há outras centenas de trabalhadores e trabalhadoras da companhia com sintomas provocados pelo novo coronavírus. O sindicato afirmou que vem cobrando da Cedae ações mais efetivas para proteger trabalhadores e trabalhadoras, sejam efetivos ou terceirizados, contra a ameaça da pandemia. 

Os sindicalistas dizem que pedidos à companhia de ações de prevenção como distribuição de máscaras para todos e higienização do prédio sede foram atendidos, mas que ainda falta que a Cedae realize a higienização dos demais setores da companhia, adquira testes de covid-19 para os trabalhadores e forneça equipamentos de proteção individual (EPIs).

Edição: Eduardo Miranda