Coluna

Responsabilidade da oposição é grande e começa com pedido de impeachment de Bolsonaro

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

As atitudes diárias do presidente da República, não só na sua fala, mas em suas ações, ficam cada dia mais insuportáveis - Reprodução
No dia em que perdemos mais de mil vidas por covid-19, o presidente fez uma live zombando

Lamentavelmente, na última terça-feira (19), o Brasil registrou uma marca de mais de mil mortos. Foram, precisamente, 1.179 óbitos. Um número assustador que mostra o quanto o coronavírus ainda está avançando em nosso país.

Nesse dia, o mínimo que um presidente da República responsável deveria fazer seria sair em cadeia nacional não apenas se solidarizar com as famílias, mas também para anunciar novas medidas de proteção à saúde, de proteção às vidas.

Mas não foi isso o que o presidente da República fez. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o genocida, fez uma live, como faz todos os dias, zombando de vidas humanas e zombando da população brasileira, sobretudo ao dizer que "quem é de direita toma cloroquina e quem é de esquerda toma tubaína", se referindo ao refrigerante Itubaína.

Penso que essas atitudes diárias do presidente da República, não só na sua fala, mas em suas ações – que até o momento não sancionou e nem publicou no Diário Oficial a lei que permite um pacote de socorro aos estados e municípios - ficam cada dia mais insuportáveis.

Então, o entendimento que tenho é que é necessário que partidos políticos progressistas, de oposição e de esquerda, se juntem e apresentem um pedido de impedimento do presidente da República.

Não podemos nos mover apenas pelo fato de que ele ainda detém a maioria da população brasileira ao seu lado e de que tem avançado em relação ao apoio do Congresso Nacional, comprando, efetivamente, parlamentares do centrão.

Penso que esta é a hora de mostrar força e unidade no pensamento e na ação por parte de partidos progressistas, porque assim estaremos contribuindo para uma melhor compreensão da sociedade brasileira.

Que a sociedade brasileira compreenda a gravidade do momento, porque ainda estamos no epicentro da crise sanitária. Mas assim que esta crise gravíssima da saúde pública for cedendo, nós começaremos a ter que enfrentar uma outra crise. Uma crise mais crônica, que é a crise econômica.

E, neste cenário, precisamos ter um governo não apenas capaz e competente, mas responsável pela vida das pessoas. Um governo que entenda que o Estado tem que agir fortemente para garantir empregos e renda e para retomar um processo de desenvolvimento nacional.

Mas, neste contexto, lamentavelmente, todas e todos sabemos que não poderemos contar com o presidente Jair Bolsonaro. Existem inúmeras razões para o impedimento do presidente e a cada dia surge uma nova denúncia. As mais recentes, graves, mostram como o presidente Jair Bolsonaro foi protegido ainda na campanha eleitoral, para que sua eleição fosse garantida.

Esses fatos continuam sendo comprovados e agravados dia a dia, com a também comprovada pressão do presidente sobre a Polícia Federal, a fim de proteger não só a sua família e seus filhos, mas sobretudo a si próprio.

O cenário é grave e o futuro se apresenta ainda mais grave. Portanto, a responsabilidade de partidos de oposição é muito grande neste momento e poderíamos todos começar assinando um único documento, um documento que pede o impedimento de Jair Bolsonaro.

Edição: Luiza Mançano