SOLIDARIEDADE

Movimentos populares doam 8 toneladas de alimentos na periferia de Porto Alegre (RS)

Entre as organizações que participam da ação está o MAM, movimento que atua com atingidos pela mineração

Sul 21 | Porto Alegre |
Oito toneladas de cebola e abóbora serão distribuídos na periferia de Porto Alegre - Divulgação/MAM

O Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) doou oito toneladas de cebola e abóbora para serem distribuídos na periferia de Porto Alegre (RS) para ajudar no combate à fome causada pela crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Além do MAM, a distribuição dos alimentos é feita por meio das organizações Amigos da Terra, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Frente Quilombola, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e associações comunitárias de bairros.

Os alimentos serão entregues a moradores de quilombos urbanos, aos indígenas que estão na região metropolitana de Porto Alegre, famílias que estão na luta por moradia na cidade, além de moradores da Vila Nazaré, que lutam contra uma remoção forçada por conta da expansão do aeroporto da capital gaúcha. Os alimentos serão colocados em cestas básicas, que estão sendo organizadas pela campanha Periferia Viva e distribuídos em vários pontos da periferia de Porto Alegre.

Os alimentos vêm do interior do estado, da cidade de São José do Norte, produzidos por famílias de pequenos agricultores que estão ameaçados por um grande projeto de mineração de titânio em uma região localizada entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. São José do Norte é uma das maiores produtoras de cebola do país e tem grande importância ambiental para o Sul do Brasil. Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade está localizada numa confluência entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos  e tem como principais atividades econômicas a agricultura, a pesca e a pecuária.


Produção é de famílias de pequenos agricultores de São José do Norte ameaçadas por um grande projeto de mineração / Divulgação/MAM

Os produtos agrícolas entregues à periferia de Porto Alegre foram adquiridos por uma campanha de arrecadação, cujo lema: “Compre de Territórios Ameaçados pela Mineração e Doe para Periferia”, chama à atenção para importância desses territórios que produzem alimentos e não podem ser destruídos pela mineração.  A atividade de arrecadação, compra e distribuição faz parte das atividades da Campanha Periferia Viva.

Como ajudar

Para ajudar, veja informações abaixo.

Conta para doação: Banco Banrisul
Agência: 0330
Conta poupança: 41.0345040-3
CNPJ: 87.743.613/0001-05_
Mitra Diocesana do Rio Grande
Favor enviar comprovante para o número de WhatsApp (54) 9683-0784 (Sabrina) #mineracaoaquinao #periferiaviva #MAMcontracovid19

*Com informações do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Sul 21