Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

UNIVERSIDADE PÚBLICA

Congresso virtual da UFBA segue com palestras e atrações culturais até 29 de maio

Evento começou em 18 de maio e terá 700 atividades on-line

22.maio.2020 às 14h34
Salvador (BA)
Carolina Guimaraes

Abertura do Congresso Virtual da UFBA contou com apresentações musicais e fala do reitor João Carlos Salles. - Reprodução

Embora tenha suspendido suas atividades acadêmicas e administrativas não essenciais em 18 de março por conta da pandemia de covid-19, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) demonstrou, durante esta semana, que se mantém ativa durante a quarentena. Na segunda-feira (18), a Universidade deu início ao “Congresso Virtual da UFBA 2020 – Universidade em Movimento”, evento on-line com transmissões ao vivo e vídeos pré-gravados de mesas, palestras, exposições e intervenções artísticas.

De acordo com o reitor da instituição, João Carlos Salles, são mais de 700 atividades disponíveis gratuitamente para acesso no site do evento e nas redes sociais da universidade. O Congresso segue até 29 de maio, com mais de 35 mil inscritos.

Abertura

Na segunda-feira, durante ato de abertura que já conta com mais de 46 mil visualizações no YouTube, o reitor ressaltou a importância de seguir as recomendações das autoridades sanitárias e criticou os esforços de governantes e grupos que tentam colocar em xeque as medidas de isolamento. “A Universidade Federal da Bahia não retornará a atividades presencias sem o devido amparo em orientações sanitárias razoáveis. Nossa decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Universitário e dela não recuaremos, seja por premiações, seja por ameaças”, afirmou.

O reitor ainda apontou que o debate sobre a viabilidade das atividades à distância não deve perder de vista a preservação da qualidade, tanto do ensino, quanto da pesquisa e extensão, pilares fundamentais da Universidade Pública. “A garantia do acesso a tecnologias digitais é fundamental, entretanto, vale enfatizar, é apenas uma primeira condição. É também dever da Universidade Pública preservar sua qualidade. Não basta dispor de tecnologias se não tivermos uma didática adequada nem projetos pedagógicos bem definidos, coletiva e institucionalmente. (…) Tanto não abandonaremos ninguém, como cuidaremos para que nossas atividades, presenciais ou remotas, jamais sejam resultado de improviso”.

Apresentações culturais

O ato de abertura contou também com apresentações do cantor Lazzo Matumbi, do professor da Escola de Música da UFBA Mário Ulloa e do maestro Iuri Passos, que fez a regência do toque de alabês. Houve ainda uma homenagem a Muniz Sodré, professor da UFRJ e membro da Academia de Letras da Bahia, que segue internado com covid-19; foi reexibida a conferência de abertura proferida por ele na abertura do Congresso da UFBA em 2018. 

Palestras da semana

O grande número de atividades e a diversidade dos temas abordados pode tornar desafiador acompanhar a programação do Congresso. Mas, uma vantagem do método on-line é que todas as mesas ficam disponíveis para serem assistidas posteriormente. Destacamos aqui algumas delas. 

Primeira noite – o início do evento foi movimentado com três palestras: 
“O Brasil no século XXI: conhecimento e políticas públicas no enfrentamento da Covid-19”, com Nísia Trindade (Fiocruz) e os epidemiologistas e professores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA Maria da Glória Teixeira e Eduardo Mota; a questão de como as ideias fascistas se manifestam atualmente foi abordada pelo filósofo Newton Bignotto (UFMG) na mesa “Sobre o fascismo hoje”, com mediação do próprio reitor João Carlos Salles e do professor da Faculdade de Economia da UFBA Luís Filgueiras; e “Educação: desafios do nosso tempo” foi o tema tratado por Demerval Salviani (Unicamp), Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Roberto Leher (UFRJ), com mediação do professor Cláudio Lira da Faculdade de Educação da UFBA. 

Dia 19/05: O segundo dia do Congresso foi marcado por mesas que colocaram em pauta as desigualdades brasileiras no contexto da pandemia, além do debate sobre o Ensino à Distância. “Periferia Viva contra o coronavírus”; “Bairros Negros, Racismo e Pandemia do Covid-19”; “Mulheres Negras, Racismo e Saúde”; e “Sistema Prisional, Necropolítica e garantia de direitos no contexto da pandemia” apontaram como a pandemia não atinge a todos igualmente e como são justamente as populações mais vulneráveis que sofrem mais com o avanço do vírus. Os desafios do ensino à distância foram abordados na mesa “EaD, Ensino Híbrido, Redes de Aprendizagem”.

Dia 20/05: a quarta-feira pautou os direitos da população em situação de rua com “Não somos invisíveis: o direito à saúde da população em situação de rua antes, durante e pós Covid-19”; os riscos que passam os trabalhadores e trabalhadoras da saúde no debate “Trabalhadores de saúde no contexto da pandemia” e como o contexto de precarização geral do trabalho impacta no enfrentamento ao vírus, com a mesa “Reforma Trabalhista na América Latina: Brasil e Argentina no enfrentamento à Covid-19”. Outro tema importante foi tratado na mesa “A expansão da divulgação científica na pandemia da covid-19”.

Dia 21/05:  aqui, destacamos a mesa “A violência contra mulheres em tempos da pandemia de coronavírus”; “Disputas de narrativa em torno do uso da hidroxicloroquina na Covid-19”; “O papel do grupo tortura nunca mais na defesa dos direitos humanos e da justiça de transição” e “Povos indígenas e desafios frente à Covid-19”.

Dia 22/05: A primeira semana do Congresso encerrou-se com a primeira etapa do debate sobre crise e democracia – “Crise e Democracia I” ; “Os desafios da representação estudantil ante as questões de raça, classe, gênero e sexualidade”; “Desigualdades de gênero e divisão sexual do trabalho: novos desafios em tempos de COVID-19”; e “Democracia e política na plataforma digital: O desafio das fake News”. 

Intervenções artísticas


Policromo Cortado / Isadora Sarno

Além das mesas de debate, o Congresso disponibilizou apresentações pré-gravadas de dança, música e teatro, além de exposições de fotografias e colagens. Destacamos a montagem “Pele Negra, Máscaras Brancas”,  da Cia de Teatro da UFBA inspirada na obra homônima de Franz Fanon; o espetáculo "O dito, o não dito e o por dizer", que mistura poesia, música e dança para questionar o lugar social de negros e negras e apontar formas de resistência; e as exposições Policromo Cortado de Isadora Sarno –  que reinventa digitalmente fotografia, através de sobreposições, recortes e uso de cores vivas – e Rejunte de Sara Duarte, uma série de fotografias que reflete sobre os processos de ruína e reconstrução. 

Editado por: Camila Maciel e Elen Carvalho
Tags: covid-19pesquisaufba
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.