Podcast

Para além do suco verde: pesquisadora dá dicas para variar a receita convencional

“É uma receita bastante nutritiva. Tem o potássio da banana, o ferro da couve. E sem açúcar"

Ouça o áudio:

Receita aproveita bananas e garante nutrição - Foto: Julia Kuzenkov
“É uma receita bastante nutritiva. Tem o potássio da banana, o ferro da couve. E sem açúcar"

O suco verde já é de conhecimento e consumo de muitas pessoas que buscam uma alimentação saudável. Mas, que tal variar um pouco no sabor e na consistência da receita? A dica para a questão é de Islândia Carvalho, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco e adepta de alimentação saudável há mais de vinte anos. Islândia costuma variar o consumo de suco verde por um mousse, ou smoothie, verde. 

Ela conta que sempre congelou bananas sem cascas para evitar a perda da fruta, que se estraga rápido e com facilidade. Certa vez, Islândia descobriu que poderia substituir a maça do suco verde justamente pelas bananas congeladas, que sempre entram em alguma receita nova para evitar o desperdício. A mudança no suco verde, neste caso, já começa pela substituição da maçã pela banana na função de adoçar a receita.   

“Na verdade o que eu faço é utilizar o que a gente já tem, que é simples, fácil, barato, como a banana. E comecei a utilizar a banana como base, sem utilizar leite, sem utilizar açúcar, para fazer o suco de forma mais prática. O suco verde clássico geralmente usa mais folhas verdes e maçã para adoçar. No caso o que eu faço simplesmente é usar banana como base”, ressalta. 

O preparo é bem prático. Duas bananas médias ou três bananas pequenas são suficientes para se juntar a apenas alguma folha verde e água. O restante do processo fica por conta do liquidificador. 

“Liquidifica, com água, a banana, e depois você coloca a verdura que você quiser. O que eu estou chamando de verdura? Na verdade folha verde, couve, rúcula, brócolis. Vai liquidificando para uma consistência que pode ser parecida com um mousse ou a consistência de uma vitamina bem grossa”, explica. 

Islândia chama atenção a detalhes importantes. Ela recomenda a utilização de folhas orgânicas, a exemplo das que são comercializadas em feiras agroecológicas, para garantir uma receita realmente saudável e ainda mais saborosa. Tudo isso sem abrir mão dos valores nutricionais.  

“É uma receita bastante nutritiva. Tem o potássio da banana, o ferro do couve. É sem açúcar, então isso, de certa forma, já ajuda bastante”, destaca.  

Islândia diz que sempre tenta aproveitar ao máximo aos alimentos na cozinha dela. O propósito de buscar uma alimentação saudável precisa estar ao lado da criatividade na cozinha. Além do mousse verde, ela utiliza as bananas congeladas para fazer bolos saudáveis, além de base no preparo de outros sucos.   

“Antes de entrar na cozinha, o que é que faço? Eu vejo o que eu tenho e, a partir daquilo que eu tenho, eu vou misturando os sabores. Eu aprendi pelos conhecimentos orientais que o segredo é você buscar ter os vários sabores. Misturar um pouco o doce com o salgado na mesma alimentação, mas não é que você vai botar sal e açúcar. Mas buscar alimentos que tenham esse sabor. E otimizar mais o que eu tenho. Então a criatividade é muito do que eu abro a geladeira, vejo o que tenho, e a partir disso vou criando novas receitas” propõe.

A recomendação para quem preparar o suco ou o mousse verde é de consumo imediato, além de consumo matinal. 

Edição: Douglas Matos