VULNERABILIDADE

Em PE, observatório recebe denúncias de violação de direitos humanos durante pandemia

Violações feitas pelo Estado podem ser denunciadas pelo site ou Instagram do Observatório Popular de Direitos Humanos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Observatório reúne diversas organizações pernambucanas - Ricardo Labastier

A partir da observação do avanço das violações de direitos humanos durante o isolamento social de combate à covid-19, mais de 30 movimentos sociais e organizações da sociedade civil de Pernambuco lançaram, nessa terça-feira (26), o Observatório Popular de Direitos Humanos (OPDH), que contará com canais de denúncias contra violações por omissão do poder público.

O Observatório pretende monitorar e acompanhar o impacto da crise causada pela pandemia em populações e grupos em situação de vulnerabilidade, tais como negros e negras e pobres, assim como mulheres e crianças, povos indígenas, povos quilombolas, população em situação de rua, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas encarceradas, idosos, além de trabalhadores e trabalhadoras da saúde e de serviços essenciais, em especial comerciantes informais e entregadores.

Quem presenciar ou vivenciar algum tipo de violação dessa ordem pode realizar a denúncia através do site, pelo Instagram ou pelo e-mail [email protected]. A carta de apresentação do Observatório Popular de Direitos Humanos pode ser acessada por meio do site oficial.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vivian Fernandes e Marcos Barbosa