Ceará

1º de Junho

Retomada das atividades econômicas no Ceará preocupa sindicatos

O processo de reabertura conta com uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O governador Camilo Santana afirmou que o plano foi gestado pelo Grupo de Trabalho Estratégico, envolvendo o poder executivo, setor produtivo e sociedade civil - Prefeitura de Fortaleza

O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), apresentou ontem (28), em suas redes sociais, detalhes sobre o Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais que será colocado em prática a partir de segunda-feira, 1º de junho. O processo conta com uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores, e mais quatro fases de abertura que, de acordo com ele, irão obedecer a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos. O governador afirmou que o plano foi gestado pelo Grupo de Trabalho Estratégico, envolvendo o poder executivo, setor produtivo e sociedade civil, tudo orientado pelo Comitê de Saúde do Estado. 

Retorno das atividades

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) que integra o Fórum em Defesa da Vida, articulação de movimentos populares que apresentaram um conjunto de demandas ao Governo do Estado, acredita que o retorno das atividades econômicas anunciadas pelo Governo do Ceará, nesse exato momento, na proporção que é colocado, ainda é muito temerário e muito perigoso, porque se houve algum relaxamento no número de ocupação dos leitos, por exemplo, ou se houve uma desaceleração como a Secretaria Estadual de Saúde tem colocado em relação ao coronavírus, isso foi por conta do isolamento social mais firme, o lockdown que foi instalado na cidade de Fortaleza. Quem afirma é o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita.

Rafael explica que as escolhas do governo em relação ao que retomar nesse momento também é temerário. No plano de retomada, de acordo com ele, tem como algumas prioridades: salões de beleza e barbearia, igrejas e templos, academia, clubes, show e espetáculos. E posteriormente shoppings, cinemas e treinos de futebol. “Me parece que as escolhas do ponto de vista operacional são as piores possíveis. Qual a justificativa para se abrir uma academia a partir de 20 de junho, como foi colocado? Qual a justificativa para abrir academias, clubes, shows e espetáculos que aglomeram, de fato, pessoas?”. A justificativa para essa retomada, para ele, só pode ser econômica, porque em proteção às vidas, ele afirma que não é. “A gente tem observado, inclusive em alguns estados brasileiros, que a tentativa de retomar a atividade econômica, de alguma forma, surtiu um efeito contrário, que foi por exemplo em Santa Catarina. A reabertura do comércio por lá fez os casos de coronavírus triplicar em três semanas”.

Ainda hoje, Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará irá participar da reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. De acordo com a assessoria de comunicação da CUT, a reunião, que também contará com outras entidades, irá discutir a reabertura setor por setor, respeitando a proteção da saúde e dos direitos dos trabalhadores.

Plano de Reabertura
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado do Ceará, essa primeira etapa, que começa na segunda-feira, 1º de junho, é de transição e irá possibilitar a operação de 100% da área de saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos; 31% da cadeia da construção civil, com até 100 operários por obra e; 30% de efetivo no setor produtivo.

Além dessas áreas, a etapa também contará com o retorno de percentuais de outros setores, como: indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; e esporte, cultura e lazer.

A transição levará sete dias, após esse período está programado quatro fases de retomada. A primeira fase está prevista para ter início no dia 8 de junho e deverá durar quatorze dias. As fases seguintes só serão implantadas de acordo com as avaliações das fases anteriores. Durante o pronunciamento, Camilo Santana disse para que o plano possa funcionar, é fundamental haver o respeito aos decretos.

Isolamento Social

Mesmo com a abertura do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, o isolamento social ainda está mantido no estado. O decreto que torna esse isolamento mais rígido se encerrará no dia 31 de maio. A ideia é que a partir do dia 1º de junho o isolamento volte a ser mais moderado, como foi no início da quarentena no estado.


Curva de casos no Ceará

Um grupo de professores da PUC-Rio criou a plataforma Covid-19 Analytics, um modelo de previsão do número de caos e óbitos por covid-19, com o objetivo de ofertar uma ferramenta de apoio no gerenciamento da crise na saúde.
Em nota, o Covid-19 Analytics informou que o estado do Ceará está com baixa taxa de reprodução do coronavírus. De acordo com a nota, no dia 22 de maio, o Ceará registrou 3.100 novos caso, enquanto que no dia 26 foram 836, chegando a 254 novos casos no dia 27. O texto explica que é comum os registros de novos casos terem atraso em muitos estados, fazendo com que alguns dias tenham números muito elevados e outros números muito baixos, mas que é importante ver se a tendência se mantêm por uma ou duas semanas.

Segundo dados divulgados pela plataforma, a taxa de reprodução da doença no Ceará vem apresentando valores inferiores à 1 desde o dia 24 de maio. Atualmente essa taxa se encontra na casa dos 0,66.
 

Edição: Monyse Ravena