Pernambuco

Prevenção

Campanha de financiamento coletivo apoia produção solidária de máscaras reutilizáveis

Mais de 80 costureiras integram o coletivo da campanha Mãos Solidárias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Campanha Mãos Solidárias realiza ações voltadas para periferias de Pernambuco - PH Reinaux

Considerando o agravamento das condições de vida da  população e nas necessárias medidas de proteção que não estão disponíveis de maneira igual para todas as pessoas, o coletivo Máscaras Solidárias surgiu com o intuito de construir uma rede entre mulheres costureiras para a confecção de máscaras de segurança. Com a finalidade de contribuir com os voluntários e voluntárias que estão na linha de frente das ações de solidariedade, há, também, a preocupação com a população das comunidades que estão em situação de maior vulnerabilidade.

Recentemente, o coletivo aprovou um projeto de financiamento coletivo para potencializar e qualificar o trabalho que já estava sendo feito pelo grupo, que conta com mais de 80 mulheres de vários bairros. O Objetivo é confeccionar 25 mil máscaras de tecido reutilizável – antes as máscaras confeccionadas eram de TNT – a serem doadas aos voluntários da campanha Mãos Solidárias, mas também para a população dos bairros de Peixinhos, em Olinda, e Brasília Teimosa, zona sul do Recife.

Elisa Maria, coordenadora do Máscaras Solidárias e militante da Marcha Mundial das Mulheres, contou que, desde o início da ação, o grupo vem crescendo e, atualmente, essas dezenas de mulheres "vêm se dispondo a costurar proteção e saúde a partir de suas casas. A gente que, no início, contou com a doação de muitos insumos para costurar, agora vê a importância tanto de elevar a qualidade dessa produção, com a compra dos insumos adequados, quanto de girar essa produção para confecção de máscaras de tecido”.

Quanto ao salto de qualidade que pretendem dar com as máscaras de tecido, Elisa complementa: “As máscaras de tecido possibilitam uma maior qualidade também dessa proteção, tem uma necessidade, são máscaras que podem ser reutilizadas. Há várias iniciativas de solidariedade ocorrendo, a importância de contribuir com essa iniciativa é que é ela tanto está promovendo saúde, como está fortalecendo sujeitas políticas que já vinham lutando em seus bairros e agora adequam a luta com a confecção de máscaras com a disseminação de informações confiáveis e seguras”.

As doações para a Campanha Máscaras Solidárias podem ser realizadas através do site.

Mãos Solidárias
O coletivo Máscaras Solidárias é um dos braços que compõe a campanha Mãos Solidárias que tem construir ao longo do Estado diversas ações de solidariedade desde a distribuição de marmitas para moradores em situação de rua e para moradores em situação de vulnerabilidade à distribuição de cestas básicas nas comunidades periféricas dos centros urbanos e confecção de máscaras de proteção.


 

Edição: Marcos Barbosa