Ceará

Ceará

Na semana do meio ambiente, jovens do MST realizam mutirão de plantio de árvores

A ação também faz parte da campanha nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis"

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Karoline Nascimento, jovem e educadora da escola do campo Francisco Araújo Barros, no assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema (CE) - Coletivo de Juventude Sem Terra no Ceará

De 01 a 05 de junho, o Coletivo de Juventude Sem Terra no Ceará realiza um mutirão de plantio de árvores. A ação marca a semana do meio ambiente e também faz parte da campanha nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis” lançada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em janeiro deste ano.

“Nós, Juventude Sem Terra, estamos construindo a quarentena produtiva realizando mutirões de plantio de árvores nas comunidades, assentamentos, acampamentos, escolas, igrejas, associações. Pra nós fazer esse mutirão é dar uma resposta para o atual governo neoliberal que vem destruindo o meio ambiente e a biodiversidade, que impulsiona o projeto de morte, pois enquanto eles destroem, a Juventude Sem Terra constrói”, afirma Karoline Nascimento, jovem e educadora da escola do campo Francisco Araújo Barros, no assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema (CE).

O MST lançou a campanha “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” com a proposta de, nos próximos 10 anos, famílias acampadas, assentadas e a sociedade em geral plantem 100 milhões de árvores em todo Brasil. A campanha tem como principais objetivos recuperar áreas degradadas, plantar frutíferas para ampliar a produção de alimentos saudáveis, denunciar as ações de destruição ambiental do agronegócio e das mineradoras e construir na sociedade a necessidade da implementação da Reforma Agrária Popular como saída do sistema estrutural do capitalismo que destrói o meio ambiente sem preocupação com vida.

“Como disse Paulo Freire, precisamos construir um mundo menos feio. E nós acreditamos que a juventude tem essa tarefa de suma importância de ser o presente na construção do futuro e na reprodução da vida, porque plantar arvores é plantar vida e colher esperança de um mundo mais belo que possa garantir a soberania e a segurança alimentar para todos”, completa Nascimento.

O mutirão de plantio de árvores organizado pela Juventude Sem Terra segue até dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente. O coletivo pretende plantar centenas de árvores em todo território cearense, colaborar com a produção de alimentos saudáveis, além do embelezamento dos espaços coletivos dos assentamentos e acampamentos.
 

Edição: Monyse Ravena