Avanço crítico

Quase 30 mil brasileiros já morreram por causa da covid-19

País é o quarto do mundo em número de mortes e se aproxima da Itália, um dos que mais sofreram com a pandemia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pandemia segue avançando no Brasil - Bruno Concha/Secom/ Fotos Públicas

Com mais de meio milhão de casos, o Brasil segue assistindo ao crescimento da pandemia do coronavírus em níveis alarmantes. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, o número de infectados registrados alcançou 526.447 pessoas. Em 24 horas foram mais de 12.247 confirmações. 

Continua após publicidade

Pior momento da pandemia no Brasil ainda está por vir, afirma diretor da OMS

Continua após publicidade

Os registros de mortes causadas pela covid-19 no país chegam a 29.937. Entre domingo e segunda-feira novos 623 óbitos foram confirmados. Há dez dias o país se mantém como segundo na lista de nações que mais têm infectados e já é o quarto entre os que mais registraram casos fatais. 

Continua após publicidade

Posicionamentos de Bolsonaro, antes e durante pandemia, chocam mídia estrangeira

Continua após publicidade

São Paulo continua como o estado com mais infecções, com 109.698 casos. Mesmo frente a um total de óbitos de quase oito mil pessoas, o governador João Doria (PSDB) anunciou um plano para reabertura das atividades econômicas. 

Em seguida está o Rio de Janeiro com 53.388 casos de covid-19 e 5.344 mortes. As prefeituras da capital e de municípios da Baixada também anunciaram flexibilização do isolamento

Terceiro em número de casos, o Ceará tem 48.489 infectados e 3.010 óbitos. O estado chegou a decretar lockdown em algumas regiões no início de maio. Nesta segunda-feira, também colocou em prática um plano de abertura.

Com fim do lockdown, Ceará anuncia plano de retomada das atividades econômicas

O que é coronavírus

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Minuto a minuto | Coronavírus no Brasil ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

Edição: Rodrigo Chagas