covid-19

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 2 de junho de 2020

Países que iniciaram a cloroquina como tratamento já a proibiram

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Países que iniciaram a cloroquina como tratamento já a proibiram

Em apenas 17 dias, Dourados, a maior reserva Indígena do país, em Mato Grosso do Sul, registrou um salto de contágio por coronavírus. O primeiro caso foi detectado no dia 13 de maio. No último sábado (30), os casos chegavam a 74. 

Procuradores da República pediram na Justiça que a Secretaria Nacional de Saúde Indígena adote medidas urgentes para proteger os povos Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul.

Ainda em relação à pandemia no Brasil, o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que o pior nível de contágio pelo novo coronavírus no país ainda não chegou.  

De acordo com Ryan, o descontrole de transmissão da covid-19 coloca o Brasil entre os líderes em aumento de casos diários. Ele considera que o pior momento da pandemia no país é imprevisível. Ainda para o diretor-executivo da OMS a ausência de abordagem científica relacionada à desigualdade e densidade urbana, explica o descontrole no Brasil. 

Ryan também destacou que “a OMS não recomenda o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina para a covid-19 fora de ensaios clínicos e com a supervisão clínica próxima apropriada”. 

O médico Joelson Santos critica a pressão pelo uso cloroquina, promovida pelo governo Bolsonaro para tratamento da covid-19: "Muitos lugares que iniciaram a cloroquina como tratamento já a proibiram, como a Suécia e algumas cidades dos Estados Unidos. Essa droga é utilizada, principalmente, em ambiente hospitalar, e ainda está na fase de estudos, porque ela precisa de um monitoramento cardíaco, principalmente por conta dos efeitos colaterais, como a arritmia cardíaca. Imagina nas zonas rurais, onde a distância até os centros especializados e, até mesmo, às UPAs [Unidade de Pronto Atendimento] é grande. Além disso, ainda estamos com o sistema sobrecarregado". 

Confira todos os destaques no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos