Paraíba

NÃO AO RACISMO

Breno Calixto, zagueiro do Treze, critica Bolsonaro e assassinato de George Floyd

"Chega ninguém aguenta mais", desabafou o atleta nas redes sociais

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Críticas de Breno Calixto, jogador de futebol do Treze (Campina Grande - PB) - Reprodução

Breno Calixto foi mais um atleta do meio do futebol a se posicionar politicamente. O zagueiro do Treze usou suas redes sociais para marcar posição. O jogador que está no Treze desde o ano passado e já marcou dois gols pela equipe usou as redes ainda no dia 11 de maio. Em sua conta no twitter escreveu que “Bolsonaro passa só 1 dia sem fazer e sem falar merda na moral , ou tu não consegue cão das costa oca”. No dia 22 ele voltou as redes para criticar o presidente: “Posso tá enganado mas acho que o Brasil e o único país do mundo que briga contra 2 virus, o covid e o presidente .”

No dia 1° de junho, o atleta do galo da Borborema voltou as redes após as manifestações pedindo democracia do Brasil e com grandes manifestações antirracistas nos Estados Unidos. Primeiro criticou o país estrangeiro: “Os Estados Unidos demorou pra acordar mas acordou, espero que nosso país não demore muito pra acordar também, hoje já foi um bom começo . NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSE FACISMO ESSE PRECONCEITO RACIAL .”


Críticas de Breno Calixto, zagueiro do Treze (Campina Grande - PB), em redes sociais / Reprodução


Depois seguiu pontuando que seguirá defendendo seus posicionamentos críticos e fez um chamado aos demais jogadores. “Jogador não pode falar de política pq foge dos padrões do futebol, Quem foi o retardado que inventou isso ? E pq? jogadores meus companheiros não deixem de expor suas ideias por causa de seguidores ou torcida seu trabalho é em campo fora você é uma pessoa normal como qual quer 1.”, e depois prosseguiu: “Se for o caso de eu perder seguidores pq to na luta com meu povo que se foda, meu trabalho é em campo me avalie por lá me critiquem se eu for mal lá, aqui fora vou levantar a bandeira junto com o povo do antifascista. Chega ninguém aguenta mais .”. e concluiu com um chamado: “E convido outros jogadores pra entrar nessa briga também pq é pro bem do nosso país, não se oprimam não existe isso de padrão que jogador não pode falar de política se alguém vim falar isso pra mim leva uma resposta na testa bonito .”

Várias celebridades do esporte ao redor do mundo tem se manifestado em solidariedade aos protestos que se iniciaram nos Estados Unidos após um policial assassinar George Floyd, um homem negro,  em imagens que percorreram o mundo e que demonstravam a sistemática ação policial contra comunidades negras estadunidenses. O maior nome brasileiro no esporte mundial, o jogador do PSG e da seleção brasileira, Neymar ainda não se posicionou sobre o caso.

Edição: Heloisa de Sousa