Para comunicar

Cartilha sobre o SUS apresenta a história e os desafios da saúde pública brasileira

O material foi publicado pela Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia de Minas Gerais

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Reprodução da cartilha - Divulgação

“O SUS [Sistema Único de Saúde] poderia ser um dos melhores programas de saúde do mundo! E por que ainda não é? Porque não tem recebido dinheiro suficiente para funcionar”. Essa e outras explicações estão na cartilha “De quem é o SUS?”, lançada pela Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia - Regional de Minas Gerais (ABMMD/MG).

Com o intuito de dialogar com a população, a publicação conta a história do Sistema Único de Saúde, como foi sua criação e como eram os atendimentos à saúde antes da Constituição Federal de 1988.

A cartilha explica, ainda, como funciona o SUS nos níveis municipal, estadual e federal, como se dá o financiamento do sistema e como ele está presente na vida de toda a sociedade.

Com a pandemia de covid-19, o SUS tem ganhado destaque, demonstrando que somente um sistema público e gratuito é capaz de garantir cuidados médicos a toda a população brasileira. No entanto, a saúde pública é alvo de ataques, sucateamento e ameaças de privatização. Segundo o próprio governo federal, somente em 2019, o SUS deixou de receber R$ 9 bilhões.

Para acessar a cartilha na íntegra, clique aqui.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Vivian Fernandes e Elis Almeida