Botijão

Petrobras anuncia aumento médio no preço do gás de cozinha de 5,3%

Segundo empresa impacto ao consumidor final depende das distribuidoras e revendas em cada cidade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Mesmo com queda no valor do GLP no acumulado do ano, preço menor não chegou ao consumidor - Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

A Petrobras comunicou nesta quinta-feira (4) que o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) sofrerá um reajuste médio de 5,3%. A empresa esclarece que o aumento é em nas bases e refinarias do país, e que em cada cidade terá um diferente percentual que deve variar de 4% a 8%. O preço final ao consumidor dependerá das distribuidoras e revendas.

De acordo com a Petrobras, com o reajuste o preço médio do botijão de 13 quilos será de R$ 24,08 nas bases e refinarias. Segundo a empresa, esse valor corresponde apenas 30% do que chega para o consumidor, impostos, lucro de distribuidoras e outros encargos compõe o preço final. 

:: Com função social enfraquecida, Petrobras reduz produção e prejudica trabalhadores ::

Esse é o segundo aumento consecutivo este ano. No dia 23 de maio, o reajuste médio foi de 5%. Mesmo assim, o GLP acumula queda média de 13,4% em 2020, segundo cálculos da Petrobras, pois nos primeiros meses do ano os preços sofreram quatro reduções provocadas pela desvalorização do barril de petróleo no mercado internacional.

:: Petroleiros pedem que multas da greve sejam destinadas para o combate à covid-19 ::

Na última semana, de 24 a 30 de maio, o preço médio do botijão de gás no país foi de R$ 69,45, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

 

Edição: Lucas Weber