Aumento

Número de casos de covid-19 leva cidades do DF a restringir atividades não essenciais

No fim de maio, eram pouco mais de mil e passaram, agora em junho, para quase 2 mil

|

Ouça o áudio:

Equipes do GDF distribuíram máscaras, nesse sábado (6), nas ruas do Sol Nascente e do Pôr do Sol - Agência Brasília/GDF

As cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol e Estrutural, que apresentam maior número de casos e mortes pela covid 19 no Distrito Federal tem serviços não essenciais fechados, a partir desta segunda-feira (8).

Continua após publicidade

Durante três dias, essas regiões administrativas, que juntas têm quase 2 mil casos e 45 mortes pelo novo coronavírus, só vão contar com atividades essenciais abertas.

Poderão funcionar, por exemplo, mercados, açougues, padarias, farmácias e consultórios médicos para casos de urgência. Já os shoppings centers, feiras populares, comércios de qualquer natureza, parques e igrejas ficam proibidos de abrir. Lembrando que essas atividades tinham voltado a funcionar no fim de maio em todo o Distrito Federal.

A medida de fechamento ocorreu devido ao aumento expressivo de contaminados e mortos pela covid-19 nessas cidades. No prazo de uma semana, o número de casos aumentou mais de 57%. No fim de maio, eram pouco mais de mil e passaram, agora em junho, para quase 2 mil. Já o crescimento de mortes foi de 77%. Saltaram de 35 para 45.

Ainda no fim de maio o governador Ibaneis Rocha pediu que os moradores dessas cidades contribuíssem para evitar o crescimento de casos.

"Em especial as cidades de Ceilândia, Pôr do Sol, Sol Nascente, Estrutural, nós temos que tomar um cuidado especial. Nós estamos tendo um aumento do número de casos e nós precisamos da sua colaboração, população, comerciantes", disse o governador.

Apesar do lockdown em Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol e Estrutural, a maioria das atividades econômicas vai continuar funcionando normalmente.